A seqüência indica os crescentes níveis de organização biológica: célula → I → II → III → população → IV → V → biosfera. ... A seqüência completa pode ser enunciada como segue: Célula → tecido (I) → órgão (II) → organismo (III) → população → comunidade (IV) → ecossistema (V) → biosfera.
A biodiversidade significa as diferentes plantas, animais e todas as quantidades de especies que temos no mundo. ... Por exemplo, os animais que temos no Brasil como a onça pintada e os animais que temos na savana africana como as zebras, leões, girafas dentre outros.
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. A biodiversidade varia de acordo com o ecossistema terrestre, sendo bem maior em regiões tropicais do que em regiões temperadas.
A biodiversidade pode ser definida como o conjunto de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local. Portanto, ela é a variedade genética de organismos vivos, de espécies animais e vegetais, de habitats, ecossistemas, entre outros elementos que constituem a vida.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. ... De acordo com a ONU, cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção e, a maior parte disso, devido a ação humana.
Biopirataria é o nome dado à exploração e utilização de recursos naturais ou conhecimento tradicional a respeito desses recursos de forma ilegal. O tráfico de animais, a extração de princípios ativos e a utilização do conhecimento da população indígena sem autorização são exemplos de biopirataria.
O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, ocupa o primeiro lugar em biodiversidade vegetal.
Amazônia
Quais os principais motivos para tanta diversidade? A biodiversidade rica do Brasil é proveniente das dimensões continentais e também por causa da localização geográfica propícia e proliferação das espécies de animais e vegetais.
De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é. ... A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da concorrência e predação.
Os seres humanos precisam da diversidade biológica para o fornecimento de serviços importantes, como alimentação e recursos hídricos. ... A biodiversidade é essencial para manter a viabilidade da agricultura e das pescas, além disso, é à base de muitos processos industriais e da produção de novos medicamentos.
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
O termo biodiversidade, hoje consagrado na literatura, refere-se à diversidade biológica para designar a variedade de formas de vida em todos os níveis, desde micro-organismos até flora e fauna silvestres, além da espécie humana.
Todos os seres humanos necessitam da biodiversidade, pois é daí que tiramos nossos alimentos, remédios e outros produtos que são utilizados como forma de gerar renda, como é o caso da madeira e de alguns produtos naturais.
Estudar a interface entre plantas e animais é fundamental para compreender e conservar a biodiversidade da Terra, já que o sistema formado pelas espécies vegetais e os animais que delas se alimentam – em especial artrópodes – corresponde a mais da metade de diversidade biológica existente.