Quando o enfermeiro desenvolve a competência liderança, pode ocorrer a diminuição no descontentamento por parte dos membros da equipe de enfermagem relacionados à jornada de trabalho e a remuneração, já que ele contribui com o envolvimento, satisfação e motivação na atividade profissional dos membros dessa equipe.
Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?
A gerência do cuidado realizada pelo enfermeiro relaciona-se diretamente à busca pela qualidade assistencial e de melhores condições de trabalho, por meio de ações como: realização do cuidado, gerência de recursos humanos e materiais, liderança, planejamento da assistência, capacitação da equipe de enfermagem, ...
IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO SOBRE GESTÃO NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. ... O enfermeiro necessita ter entendimento sobre gestão e desenvolver habilidades para tal função e dessa maneira se tornar capaz de organizar a unidade, coordenar os profissionais que nela atuam e controlar os processos estabelecidos.
E o planejamento e a organização da assistência a ser prestada. ... Administração aplicada à enfermagem é saber planejar, coordenar, organizar, liderar e supervisionar uma assistência adequada ao paciente para garantir o seu bem estar...
Em síntese pode-se dizer que na enfermagem, a função administrativa, consiste no planejamento da assistência, no provimento de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros, bem como a tomada de decisão, na supervisão e na liderança da equipe de enfermagem, provisão de recursos necessários à implantação do plano ...
O administrador hospitalar é o responsável por planejar, organizar e gerenciar hospitais públicos, privados, clínicas médicas e afins. ... Entre diversas áreas do ramo da saúde, a administração também é essencial para garantir a organização e a ordem no trabalho de grandes hospitais, clínicas e redes de saúde regionais.
Conheça 5 boas práticas para a administração de hospitais
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa.
A CCIH executa tarefas importantíssimas, tais como: detectar casos de infecção hospitalar, elaborar normas de padronização, colaborar com o treinamento de todos os profissionais de saúde, realizar controle da prescrição de antibióticos e oferecer apoio técnico à administração hospitalar.
Dentre as atribuições da CCIH, destacam-se: busca ativa e vigilância das infecções hospitalares entre os pacientes; avaliação e orientação de técnicas relacionadas com procedimentos invasivos; controle do uso racional de antimicrobianos; educação continuada dos profissionais de saúde em prevenção de infecções; ...
O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei 8080, tem como grande meta o oferecimento de acesso à saúde para toda a população brasileira.