Dieta branda – é indicada para pessoas que precisam que a comida seja mais fácil de mastigar, engolir e digerir. Esse tipo de dieta, por exemplo, pode incluir: frutas macias, arroz, feijão, carne, legumes cozidos e gelatina. Dieta pastosa – é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação.
As mais conhecidas, justamente por serem mais 'molhadas', são melancia, melão e morango - todas com mais de 90%. Mas, a banana, apesar de maciça, também é uma ótima fonte de hidratação, com mais de 70% de água na composição.
Confira os tipos de dietas hospitalares existentes e alguns casos em que elas são aplicadas.
o Dieta balanceada, fracionada o Dieta normossódica (até 5g de sal /dia); evitando-se os alimentos ultraprocessados o Hiperproteica (2g/kg/dia), o Adequada em vitaminas e minerais (A,C, E, Cálcio -2000mg). o Evitar alimentos com alto teor de lipídios saturados e ácidos graxos trans o 2 a 3 porções de peixe/semana. o ...
Atualmente, o controle é realizado por meio da inibição da síntese endógena e da absorção intestinal de colesterol. Proteínas de alimentos de origem vegetal, como o tremoço, lentilha, feijão caupi e soja têm sido descritas como hipocolesterolêmicas.
Alimentos fontes de fibras
Efeito hipocolesterolêmico do extrato fenólico de inflorescência de capim gordura (Melinis minutiflora) em coelhos. O consumo de alimentos com compostos fenólicos tem aumentado na redução de risco de doenças como câncer, diabetes, hipercolesterolemia.
Cardápio da dieta para baixar o colesterol Aspargos salteados com frango grelhado + salada com alface, tomate de cenoura + 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 xícara de uvas roxas. 1 vitamina (200 mL) de abacate com iogurte natural + 1 colher de chá de linhaça, acompanhado de 30 g de amêndoas.