Podemos traduzir, de maneira pobre, o termo outsider como o “de fora”, alguém que não faz parte do grupo, que não é plenamente aceito como um igual. Os estabelecidos (insiders) seriam pessoas de um grupo social que por sua condição de nascimento (aspectos físicos, condições socioeconômicas, naturalidade, etc.)
substantivo masculino Indivíduo que não pertence a um grupo determinado. No turfe, concorrente cujas possibilidades de vencer são fracas. Etimologia (origem da palavra outsider). Palavra inglesa.
substantivo masculino Grupo sociopolítico que exerce sua autoridade, controle ou influência, defendendo seus privilégios; ordem estabelecida, sistema.
Grupos dominantes são os estabelecidos dessa forma, tradicionalmente, nas formações da sociedade, que possui em seu cerne a aceitação do que lhe é harmonioso. ... Grupos ao redor são criados, porem, vivendo dentro do maior conjunto que passam a conviver num elo de resignação/negação/apatia/medo.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros....Podemos classificar os tipos de diversidade como:
A diversidade humana se refere às diferenças culturais, étnicas, ideológicas, religiosas, entre outras, que existem entre os seres humanos. Trata-se de algo grandioso, que deve ser respeitada para manter a paz. A diversidade descreve as diferenças existentes entre as pessoas que fazem parte em um determinado grupo.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
A diversidade cultural representa o conjunto das distintas culturas que existem no planeta. ... Esses fatores de identidade distinguem o conjunto dos elementos simbólicos presentes nas culturas e são eles que reforçam as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.
Enquanto fonte de intercâmbios, inovação e criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para a Humanidade como a biodiversidade o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da Humanidade e deve ser reconhecida e afirmada em benefício das gerações presentes e futuras.
A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. ... O acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
A cultura permite a construção de linguagens, crenças e hábitos em um ambiente social, tornando a vida mais bonita pela diversidade presente entre nós.
Valorização cultural é um aspecto que engloba as raízes culturais de uma determinada sociedade, compreendendo a importância com os bens culturais, cuidado e pertencimento.
Partindo de uma perspectiva histórica, a importância da proteção e do valor a cultura indígena se deve a preservação de seu povo, que, bem antes da chegada dos portugueses e toda a miscigenação que desencadeou no que o Brasil é hoje, eles já eram presentes, com seus métodos de caça, crenças, rituais etc.
Por que conhecer novas culturas? Conhecer novas culturas é uma forma de viver coisas novas, conhecer modos de pensar e agir diferentes dos nossos. Isso nos prepara tanto para a vida profissional como pessoal, em que precisamos lidar com diferentes pessoas constantemente.