Como boa parte da população brasileira já vive em apartamentos, as raças de cachorro pequeno se tornam cada vez mais populares. Além de se adaptar mais facilmente a espaços reduzidos, muitos cachorros pequenos também podem requerer menor tempo de seus tutores com sua rotina de cuidados diários.
Porém, os lulus da pomerânia demandam bastante tempo e atenção dos seus tutores, não lidando nada bem com a solidão. Quando passam muitas horas sozinhos em casa ou se não são corretamente socializados, podem sofrer com o estresse e a ansiedade por separação. Por tudo isso, não são pets adequados para quem procura um companheiro mais independente.
Apesar de ser parecido e ter sido criado no mesmo país (Japão) que o Akita inu, o shiba inu é um cachorro de porte pequeno e corpo compacto. Embora sua popularidade ainda não seja tão grande no Brasil, é um dos melhores cachorros pequenos para quem procura uma raça mais independente, graças ao seu temperamento tranquilo e seguro de si.
O Buldogue que conhecemos hoje se formou por meio de diferentes cruzamentos feitos pelos criadores apaixonados pela raça. Sua origem data dos anos 1880 e foi observado primeiramente nos bairros populares franceses.
Isso porque, aparentemente “portáteis”, os cãezinhos pequenos mantêm o “ar de filhotes” por toda a sua vida. Entretanto, não é só o tamanho que definirá o sucesso de adaptação do animalzinho ao seu futuro lar.
Igualmente, você precisa ser consciente antes de decidir adotar um cãozinho, pois todos os pets necessitam atenção e dedicação dos seus tutores para levar uma vida saudável e feliz. Então, independente do tamanho, um cachorro é sempre uma responsabilidade, mesmo sabendo que serão nossos melhores amigos.
É fato que as raças de cachorros pequenos são mais comuns e populares em nosso país, mas isso não quer dizer que outras raças não tenham sua importância. Afinal, cada família saberá decidir perfeitamente qual o cachorro de pequeno porte ideal para o lar.
Na lista que apresentaremos a seguir, nos orientamos por algumas características que normalmente as pessoas privilegiam na hora de escolher um cachorro pequeno para apartamento. Por exemplo: ser mais fácil de cuidar, perder pouco pelo, se adaptar facilmente a um espaço reduzido, latir pouco, etc.
O corpo gordinho do pug só perde em encanto para a sua personalidade brincalhona, dócil e divertida. Além de requerer pouco espaço e não ser muito ativos, os pugs são fáceis de socializar, não latem muito e costumam ser excelentes companheiros para as crianças. Com todas essas qualidades, o pug sempre tem um lugarzinho reservado entre as melhores raças de cachorro de porte pequeno.
Graças ao temperamento extremamente amigável, brincalhão e familiar, o Bichón Brisé é uma presença obrigatória entre os melhores cachorros de porte pequeno. Mesmo sendo um cãozinho corajoso e protetor de seu lar, esta raça se caracteriza por ser bastante silenciosa e tranquila no dia a dia, latindo apenas quando percebe alguma alteração ao seu redor. Também é um cão fácil de socializar, que se adapta inclusive a apartamentos pequenos e costumam conviver super bem com crianças e outros pets.
O que podemos ver em nossas clínicas é que a escolha do cachorro de porte pequeno normalmente possui três motivos: primeiro, quando o espaço disponível pelo tutor, seja casa ou apartamento, é muito restrito, o que inviabiliza a escolha de um animal de porte médio ou grande.
O adorável lulu da pomerânia é o menor integrante da família dos cães de tipo spitz, cuja grande maioria das raças foi treinada para a caça. Mas ao contrário dos seus ‘parentes’, o pomerânia foi criado para ser um autêntico cão de companhia. Por isso, seu temperamento é notavelmente mais dócil e carinhoso, destacando-se como um dos melhores cachorros pequenos para apartamentos, inclusive para famílias com crianças.
Se você decidir adotar um yorkshire, lembre-se de socializá-lo corretamente desde os primeiros meses de vida para prevenir alguns problemas de conduta, como os latidos em excesso e a ansiedade por separação. Aqui no PeritoAnimal, te contamos tudo o que você precisa saber para educar seu yorkshire terrier
Inicialmente, essa raça foi utilizada como cães de estábulos, pois era uma raça que se adaptava muito bem ao convívio com cavalos. A raça também era utilizada para o controle de roedores nessas construções.
É um cachorro de pequeno porte alegre, amável, corajoso e com grande vigor. Sempre muito atento ao que acontece ao seu redor, possui um temperamento equilibrado e é muito inteligente.