São eles os nucleotídeos, açúcares, aminoácidos, ácidos graxos, sais minerais, vitaminas e a água, como o solvente responsável por proporcionar um ambiente favorável para que ocorram as reações químicas essenciais para o surgimento da vida.
A Bioquímica ou Química da Vida é uma ciência interdisciplinar que utiliza estratégias e métodos de todas as Ciências Exactas e Naturais. ... Outras metaloproteínas incluem outros metais tais como cobre, molibdénio, vanádio que são igualmente essenciais para a Química da Vida.
1) Todos os seres vivos desse Planeta são feitos de basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade. 2) Esses átomos formam unidades monoméricas que quando polimerizadas, formam unidades maiores chamadas monômeros.
Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor. Cada sal mineral atua de forma diferente no corpo, por exemplo: o cálcio relaciona-se com a formação de ossos e dentes e o ferro atua como componente da hemoglobina.
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.
Já as moléculas orgânicas são aquelas em que o principal constituinte é o elemento carbono, que está associado principalmente aos átomos de hidrogênio (H) e também ao enxofre (S), fósforo (P), nitrogênio (N) e oxigênio (O).
a) Os quatro grupos de moléculas orgânicas são: • Carboidratos (hidratos de carbono ou glícides); • Proteínas; • Lipídios (gorduras); • Ácidos nucléicos (DNA e RNA).
São moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio....Alguns exemplos são:
A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas na célula. Essas duas substâncias são fundamentais para a realização de diversos processos e reações químicas.