6 metros
Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d'água até a quilha do navio.
Porto de Santos
No âmbito náutico, a boca é a largura de uma determinada secção transversal de uma embarcação, medida de um bordo ao outro. ... Boca máxima - é a boca na secção mestra, ou seja, na secção onde o casco da embarcação apresenta maior largura.
CONTORNO. É a MEDIDA TOMADA, normalmente na PARTE MAIS LARGA da embarcação, de BORDA a BORDA, passando pela QUILHA. Quando HOUVER BOLINA FIXA devemos tomar essa medida, como se NÃO HOUVESSE TAL DISPOSITIVO.
a) O pontal moldado é a distancia vertical medida desde a extremidade superior da quilha até a face inferior da chapa do convés superior, no costado. Nas embarcações de madeira e nas de construção mista, essa distância será me- dida, desde o canto inferior do alefriz da quilha.
A conclusão que se chega é que em média as lanchas tem comprimento de proa ao espelho de popa cerca de 10 a 15% do comprimento tatal ,sem exceções.
Proa – A parte da frente de um barco. Popa – A parte de trás de um barco.
O proa ou proeiro é o termo dado ao tripulante que num veleiro se ocupa do estai e do balão (spi). O outro velejador é o timoneiro ou "o leme".
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
A ponte levadiça era a única entrada que dava acesso ao interior do castelo. Os calabouços serviam como prisão, onde eram deixados os inimigos dos senhores feudais e os prisioneiros de guerra. Nas torres ficavam guardas vigiando permanentemente o castelo.
Castelo (em latim: castellum) é um tipo de estrutura fortificada, construída na Europa e Oriente Médio durante a Idade Média pelos nobres europeus. ... Uma inovação europeia, foram os castelos originados depois da queda do Império Carolíngio no século X, cujo território foi dividido entre lordes e príncipes.
Já a partir do século XI, os castelos começaram a ser construídos com blocos de pedra e passaram a ter muralhas e torres. Os muros de proteção mediam entre 6 a 10 metros de altura. ... Os operários construíam dois muros de pedra e o espaço no meio era preenchido com entulhos, areia e mais pedras.
A palavra palácios existe desde a época do Império Romano, que durou entre 27 a.C. e 476 d.C. Os primeiros palácios foram construídos nessa época da história. Já a palavra castelo vem da palavra francesa castel, que deriva da palavra latina forte.
A principal função de um castelo não era servir de residência para o senhor feudal, mas sim como uma construção fortificada para proteger o feudo. Para entender porque é que eles surgiram, é preciso pensar sobre a Idade Média (entre os séculos 5 e 15). O período histórico surgiu após a dissolução do Império Romano.
Além do senhor feudal com sua esposa e seus filhos, cerca de 100 a 150 criados moravam nas dependências da fortificação.
A muralha é uma estrutura essencialmente defensiva numa fortificação, e tem como principal objetivo impedir o acesso a determinada área ou edificação. Elas servem para isolar uma população, separar territórios ou fechar um espaço, estabelecer um limite ou uma fronteira, definir um perímetro de segurança.
Resposta. Oi, Bom, os bosques assim como os pastos eram terras de uso coletivo (terras comunais: usadas pelo senhor feudal e servos). Nos bosques, os servos podiam cortar madeira (para queimar ou fazer suas construções) e coletar frutos, mas em geral não podiam caçar (era um direito exclusivo do senhor).
Manso comunal eram como todos os terrenos da propriedade que poderiam ser utilizados concomitantemente pelo senhor feudal e os seus servo; o manso comunal correspondia aos bosques e pastos onde poderia ser feita a criação de animais, o recolhimento de alimentos silvestres, a caça e a obtenção de lenha.
Manso Servil: terra dos servos, onde cultivavam seus produtos, produzindo o necessário para a sobrevivência. Em troca, eles realizavam diversas obrigações e pagavam impostos aos senhores feudais. Manso Comum: área comum a todos os grupos que incluía os pastos, as florestas e os bosques.
Manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal,lá era onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal,moinhos,o forno e a forja.