A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
A superfície terrestre pode ser representada de variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, ortofotomapas, fotomapas e imagens de satélite.
O globo terrestre é uma representação da Terra em escala pequena. Por apresentar formato esférico, é a forma de representação que mais se aproxima do formato real do nosso planeta. A Terra é “redonda”.
Verificado por especialistas As representações do planeta em esfera e elipse foram adotadas com o objetivo de representar visualmente o planeta de maneira didática, além de sistematizar e padronizar o mapeamento superficial da Terra para facilitar a obtenção de conhecimento.
Existem básicamente, DUAS maneiras:1- Representar a Terra por um GLOBO TERRESTRE, construído em escala. Como o PLANETA e o GLOBO TERRESTRE, têm o MESMO formato, essa é a maneira MAIS EXATA, não acontecem erros de projeção, pois a Terra e o modelo, são esféricos, não há necessidade de fazer projeções.
As primeiras formas de representação de certas áreas, foram realizadas a partir da observação natural, sem maiores complexidades de cálculo ou desenho. Podemos enxergar já nas cavernas, desenhos de homens do período pré-histórico, que indicavam a posição de certos locais, animais e etc.
antiga Mesopotâmia
O mapa mais antigo de uma área do mundo ocidental, feito em aproximadamente 500 a. C., foi encontrado por arqueólogos no sul da Itália. Conhecido como Mapa di Soleto, o registro mostra a região hoje conhecida como Puglia – o salto da "bota" da Itália.
O que Kessler concluiu é que os cartógrafos de mapas portulanos utilizavam um sistema de 16 direções (norte, sul, este, oeste, noroeste, sudeste e por aí adiante) que tinham uma função semelhante à grelha que vemos nos mapas modernos: serviam de referência para a projeção da Terra para o tecido onde era desenhada.
Os mapas são a mais antiga representação do pensamento geográfico. Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais.
Os mapas mais antigos foram feitos à mão e foram baseados em medições razoavelmente grosseiras de distâncias, área, dimensões, e direções. ... Os mapas modernos têm a vantagem extraordinária de localizações precisas de pontos e até o benefício da observação aérea direta, e não são mais desenhados à mão.
No século 4 a.C., o matemático e filósofo grego Anaximandro de Mileto criou um dos primeiros mapas do mundo em forma circular. Esse serviu de base para todos os outros que vieram depois dele. ... A projeção de Anaximandro é uma das primeiras em forma circular.
os primeiros eram feitos de madeira esculpidos ou pintados,desenhados sobre pele de animais . Atualmente já usamos a tecnologia e ferramentas avançadas.
Depois da Idade Média, os mapas se aperfeiçoaram e, com as descobertas feitas pelas grandes navegações, passaram a ter outros continentes integrados à representação. Desde então, os meios de representação do espaço foram aperfeiçoados e a confecção de mapas teve grande evolução.
Resposta. Resposta: Mapas Históricos: são mapas antigos, geralmente com uma aparência mais rústica, envelhecida. A maioria deles foi elaborada quando não existiam as tecnologias que temos hoje em dia, por isso alguns são muito imprecisos.