EQST

O Que Que Significa IATF?

O que que significa IATF?

A inseminação artificial (IA) - seja com observação de cio ou em tempo fixo (IATF) - traz inúmeras vantagens como: melhor controle zootécnico; permite realizar diferentes cruzamentos; favorece a seleção e o melhoramento genético; permite a escolha da data do parto; facilita a organização dos manejos; possibilita melhor ...

O que significa IATF em bovinos?

A IATF, ou inseminação artificial em tempo fixo, nada mais é do que uma técnica onde é determinado o dia e horário que um lote de fêmeas serão inseminadas. Esse manejo irá sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados.

Como funciona o IATF?

A IATF é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros.

Qual a diferença entre inseminação artificial e IATF?

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é o processo de inseminar uma fêmea com data marcada, no período da ovulação (induzida por métodos hormonais) independentemente da manifestação do cio, enquanto que na IA convencional os animais são inseminados após a observação do cio (natural ou induzido). 2.

O que é IATF na pecuária?

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) visa a melhoria de uma das dificuldades mais importantes na pecuária de corte brasileira, a quantidade e a qualidade dos bezerros produzidos.

O que significa IATF na pecuaria?

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) visa a melhoria de uma das dificuldades mais importantes na pecuária de corte brasileira, a quantidade e a qualidade dos bezerros produzidos.

Qual o custo da IATF?

O custo médio de um programa reprodutivo de IATF pode variar entre R$ 40,00 e R$60,00/animal dependendo do protocolo e do sêmen escolhido.

Qual a finalidade do IATF?

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotecnologia utilizada para resolver as dificuldades encontradas no processo de inseminação artificial (IA) convencional, tendo por objetivo o controle da ovulação, através de protocolos hormonais.

Quais as etapas do IATF?

Estes protocolos de IATF atualmente possuem muitas variações, porém se baseiam nos seguintes eventos básicos: Sincronização da onda de desenvolvimento folicular, Indução da Luteólise e Indução da ovulação. Estes três processos são promovidos pela aplicação de hormônios e devem ocorrer em períodos pré-determinados.

Quando fazer o IATF?

A IATF em bovinos pode ser usada em rebanhos que estejam com o manejo nutricional, sanitário e reprodutivo adequados. As fêmeas precisam estar em boa condição corporal (score elevado) e acima de 45 de após o parto.

Quais os critérios usados na seleção de vacas para uso de IATF?

Em fazendas com baixa detecção de cio (≤ 60%) é essencial o emprego da IATF, pois aumenta o número de fêmeas inseminadas (taxa de serviço) uma vez que se podem inseminar as aptas ao procedimento em um único dia e consequentemente aumenta a taxa de prenhez do rebanho.

Como alcançar bons resultados com a IATF?

Através de especialistas e médicos veterinários listamos abaixo quais são os dez maiores gargalos da tecnologia para que você possa ajustar e conseguir aumentar seus índices.
  1. Vacinas reprodutivas (sanidade) ...
  2. Suplementar matrizes (Nutrição) ...
  3. Seleção de matrizes. ...
  4. Usar touros que emprenham mais. ...
  5. Cuidados com o sêmen congelado.
Mais itens...•22 de ago. de 2019

O que é IATF na pecuaria?

IATF é uma técnica realizada a fim de promover a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas, permitindo realizar uma inseminação pré determinada, sem a necessidade de detecção de cio.

Quem faz IATF?

A IATF funciona em fêmeas em anestro A indução de cio na IATF é feita através da administração de fármacos que visam controlar a ovulação das vacas.