O nome Rute tem o sentido de 'amizade', expressão que realmente explica o vínculo estabelecido entre as duas mulheres, sogra e nora. Neste livro revela-se o papel de Deus na existência destas corajosas figuras femininas, que procuram sobreviver em tempos difíceis, marcados pela penúria e pela fome.
O capitel é a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, cuja função mecânica é transmitir os esforços para o fuste.
APRENDENDO COM RUTE A VENCER AS ADVERSIDADES. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada.
Rute foi uma grande mulher de Deus, suas qualidades e sua história foram tão marcantes, que ela ganhou um lugarzinho na bíblia, as qualidades de Rute; fidelidade, mulher prestativa, reconhecida, obediente e edificante, mostra-nos o quanto ela foi importante, mesmo sendo moabita, oriunda de uma nação pagã, que os judeus ...
Noemi agora reconhece a provisão do Senhor na figura de Boaz e sabe que ele é resgatador. Noemi também aprendeu a lição: ela demonstra confiar na provisão de Deus, e permanece no lugar onde pode receber Sua bênção Por isso ela instrui Rute a ficar junto das servas de Boaz para que em outro lugar ela não seja molestada.
No campo mais simples de significado, Moab é o nome de uma faixa de terra montanhosa hoje em dia parte da Jordânia. Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional.
Devido a isso o nome Quiliom ganha o sentido de "aquele que falha", "aquele que aniquila", "homem que chega ao fim, a finalidade". Quiliom é citado na Bíblia como o irmão mais novo de Malom, filhos do casal Elimeleque e Noemi, que se mudam para Moabe.
Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos. Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel.
Amaleque é uma figura da Bíblia e da Torá que, de acordo com estes livros , foi o filho de Elifaz e da concubina Timna e neto de Esaú e Adah (Gn 36:12; 1Cr 1:36). ... A sua mãe era horita, uma tribo de cujo território os descendentes de Esaú se apoderaram. Acredita-se que o povo amalequita descendia de Amaleque.
Os amoritas viveram em montanhas marciais. Eles são representados em monumentos egípcios com pele clara, cabelo claro, olhos azuis, narizes aquilinos, e barbas pontiagudas. Eles são supostos de terem sido homens de grande estatura; seu rei, Ogue, é descrito por Moisés como o "último remanescente dos gigantes".
Seu líder, segundo o Gênesis, era Amaleque, filho do primogênito de Esaú com sua concubina Timna. Ou seja: tataraneto de Abraão.
Embora sejam retratados no livro bíblico Juízes como inimigos de primeira ordem, israelitas e midianitas eram parentes. ... Muitas gerações depois, os descendentes de Midiã seriam tantos que formariam um povo, os midianitas – todos aparentados do mesmo Abraão dos israelitas.
Dentre os primeiros inimigos da história dos Israelitas, os filisteus foram os mais chatos e os que mais deram trabalho. Neste texto, falaremos sobre o segundo inimigo histórico do povo de Deus – OS AMORREUS. AMORREUS – Assim como os filisteus, os amorreus também são descendentes de Cão, o filho que Noé amaldiçoou.
Agagita é um nome aplicado a Hamã o inimigo dos judeus no tempo da rainha Ester e também a seu pai (Et 3:1,10; Et 8:3,5). Provavelmente era equivalente a Amalequita.
O Versículo 5, do Capítulo 4 do livro de Ester, que se segue para análise, relata a preocupação dela para com o seu povo, em razão da lei: “Então Ester chamou a Hataque, um dos eunucos do rei, que este lhe dera para a servir, e lhe ordenou que fosse a Mordecai para saber que era aquilo e o seu motivo”47.
Hamã finge lamentar a morte de Memucã e Rei Assuero o nomeia como primeiro-ministro da Pérsia. Assuero agredece a Ester por ela ter salvado sua vida e diz que quer recompensá-la.
Contou que era judia e que uma recompensa estava prometida a todo aquele que matasse alguém do seu povo. Através da sua atitude sábia e corajosa, Ester salvou não apenas a própria vida e a de Mardoqueu, mas também a de todo povo judeu.
O que ela fez? Ester usou a influência que tinha como rainha para impedir o extermínio do seu povo. Ela descobriu que havia sido emitido um decreto oficial que especificava um dia em que todos os judeus que viviam no Império Persa seriam mortos. Esse plano perverso foi ideia de Hamã, que servia como primeiro ministro.
O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).