Principais Aplicações: Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
No meio ambiente, os problemas são bem graves. O plástico é difícil de ser compactado e gera um grande volume de lixo. Portanto, ele ocupa um grande espaço no meio ambiente, o que dificulta a decomposição de outros materiais orgânicos. A durabilidade e resistência do plástico viram problemas após o descarte.
A origem da palavra PLÁSTICO vem do grego PLASTIKÓS, que significa adequado à moldagem. Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Tipos (exemplos)
O polipropileno (PP) é uma fibra obtida através de um processo chamado polimerização e não é uma fibra muito utilizada em vestuário, e sim na fabricação de sacarias, feltros e estofamentos, que são normalmente feitos com o fio contínuo, por sua elevada inércia química, leveza, r esistência à umidade, etc.
Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno(plástico) reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP” por baixo.
Teflon é na verdade o nome comercial dado ao politetrafluoretileno (sigla PTFE), uma substância inerte, que não reage com outras substâncias químicas.
Basta seguir as etapas abaixo:
O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.
Esta resina é utilizada em processos de transformação por sopro, injeção, rotomoldagem e extrusão. O polietileno de alta densidade possui grande utilização em escala mundial. ... Em torno de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos são produzidos anualmente a partir do PEAD.
É o plástico mais utilizado usado para fazer uma variedade de produtos que usamos em nossas vidas diárias como envoltórios de papel de plástico. Polietileno é usado para fazer, sacos de supermercado, brinquedos para crianças, frascos de xampu e coletes à prova de bala.
A chapa de polietileno é considerada o melhor material para contato direto e manuseio com alimentos, pois, ela não retém cheiros e também não transmite nenhum sabor.
Solte um pedaço de polietileno dentro da acetona no béquer; ele será vagarosamente dissolvido e parecerá macio. Adicione mais um pedaço. Se os pedaços não se dissolverem em 15 minutos, despeje mais 100 ml de acetona no béquer.
A molécula de acetona é classificada como polar, o átomo de oxigênio é mais eletronegativo que os átomos de carbono, isso gera um dipolo, ou seja, um polo negativo com maior densidade de elétrons e um polo positivo com menor densidade de elétrons.
Ácido Sulfúrico (H2So4) Concentrado acima de 40%, derrete o plástico.
Ligue o maçarico e passe a chama pelo PVC. Não deixe a chama no mesmo lugar por mais de dois segundos; caso contrário, você queimará o material. Continue a passar a chama do maçarico por cerca de 20 minutos, então verifique se o PVC está maleável o suficiente para ser dobrado.
Como fazer: Primeiro de tudo faz um molde em madeira no formato que vc deseja, depois corte a garrafa pet tirando o bico e a parte do fundo coloque o molde dentro da garrafa e comece a moldar com um soprador térmico e depois de os retoques finais recortando as sobras que ficaram da garrafa.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.