O Brasil, aderindo ao Tratado, assume os compromissos constantes do Artigo 1 que proíbe amplamente atividades relacionadas com o desenvolvimento, teste, produção, fabricação, aquisição, posse ou armazenamento de armas ou explosivos nucleares.
Arsenal nuclear americano vai custar US$ 1,2 trilhão em três décadas.
Existem duas maneiras de fabricar uma bomba atômica: utilizar urânio enriquecido ou plutônio, que surge da combustão do urânio. O urânio está relativamente espalhado na crosta terrestre, tanto no solo com sob os oceanos.
O funcionamento das bombas de fissão nuclear é através da divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. ... Por sua vez, a explosão termonuclear ocorre através da fusão de dois átomos, mas para que isso ocorra é necessário obter energia através da fissão.
Uma bomba de hidrogênio tem uma potência de 20 milhões de toneladas de TNT. A fusão nuclear também ocorre no Sol, e na maioria das estrelas, onde são encontradas temperaturas de um milhão a dez milhões de graus Celsius.
A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.
A bomba atômica nada mais é do que uma arma potente de destruição, que funciona com base do processo nuclear de fissão dos átomos (processo que quebra o núcleo dos átomos em dois menores) e capaz de liberar níveis intensos de energia.
No último dia 20 de agosto a Rússia liberou imagens até então sigilosas do teste feito em 1961 com a Tsar-Bomba, bomba de hidrogênio RDS 220 e a mais potente bomba nuclear já criada no mundo. A bomba foi detonada em outubro de 1961, com energia equivalente a cerca de 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno).
Bomba Czar
Bomba Tsar
Ela recebeu o nome de "Little Boy" (garotinho), mas seu impacto foi enorme. Com uma potência equivalente a 15 megatons de TNT, a bomba foi detonada a 600 metros do solo e matou 140 mil pessoas.
Redação Central, 20 abr (EFE). - Em 26 de abril de 1986, a explosão do reator 4 da central de Chernobyl (Ucrânia, antiga União Soviética) desencadeou o maior acidente nuclear da história, que lançou à atmosfera uma radioatividade equivalente a entre 100 e 500 bombas atômicas como a de Hiroshima. CAUSAS DO ACIDENTE.
Velocidade: a explosão é uma reação química rápida que inicia em um ponto da massa do explosivo, e se propaga por essa massa produzindo luz, calor e gases. Supondo cilíndrica a forma do explosivo, é medida ao longo da altura do cilindro, e pode variar de 1500 a 7500 m/s.
Eventos de alta energia nos quais um líquido ou sólido é rapidamente convertido em gás podem ocorrer em 3 etapas: Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)
Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Os botijões grandes têm uma válvula de segurança que impedem a sua explosão. ... Quando há alguma explosão o que realmente ocorre é a explosão causada pelo acúmulo de gás dentro da casa, que vazou por algum defeito técnico.
As explosões podem envolver dois tipos diferentes de ondas de combustão, as deflagrações e as detonações, que viajam em diferentes velocidades e através de diferentes mecanismos.
1 Violento estrondo causado por repentina libertação de energia por uma reação química muito rápida, por uma reação nuclear ou pelo escape de gases ou vapores sob grande pressão. 2 Circunstância que denota grande intensidade. 3 Manifestação súbita e violenta de um sentimento moral, de uma paixão, de uma revolta.
1. Súbita, violenta e, geralmente, estrondosa fragmentação de um corpo, devido à dilatação de gases ou à conflagração de matérias. 2. [Figurado] Manifestação violenta e ruidosa (falando de paixões, revoluções, etc.).
São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. Qualquer que seja a natureza da agressão é comum o paciente sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.
Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo.
A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida. É altamente sensível ao choque. O simples ato de balançar o líquido pode causar a explosiva decomposição em gases de nitrogênio, dióxido de carbono, água e oxigênio. A equação química abaixo representa essa reação.
As moléculas que formam a nitroglicerina são muito instáveis, ou seja, quebram facilmente. ... “A repulsão provoca a quebra das moléculas, liberando grande quantidade de energia, que é a explosão”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.