quatro anos
Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa. Feche o registro na parede.
A Sabesp ressalta a importância da população na identificação do crime de furto de água pelos telefones 195 ou pelo Disque-Denúncia (telefone 181), cuja chamada é gratuita e não exige a identificação de quem telefona.
Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede. Outra maneira de verificar o vazamento nos canos é fechando todas as torneiras da casa, desligando os aparelhos que usam água e fechando bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água.
Essa prática de adulterar o sistema de fornecimento de água é enquadrada como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. De acordo com a lei: ... Como visto, quem fizer o gato de água pode ser enquadrado no crime de furto de bem móvel e pode ser preso e ficar detido por até quatro anos.
Invariavelmente, aquele que frauda o sistema paga multa de R$543,00 e se houver violação do hidrômetro, são cobrados outros R$123,00 pela troca, aferição e lacração do novo equipamento.
Em caso de suspeita, a Sabesp orienta o consumidor para entrar em contato pelos telefones na Região Metropolitana de São Paulo, ou no litoral e interior do Estado, ou ainda acionar a Polícia.
Se você conhece alguém que tem uma ligação clandestina de água no imóvel, é possível fazer uma denúncia anônima à companhia de abastecimento da sua cidade. Esse tipo de ação deve ser identificado e combatido o mais rápido possível.
São respeitados os seguintes prazos: Religação de urgência: 04 horas para área urbana e 08 horas para área rural (serviço não disponível para todas as localidades). Religação normal:24 horas em área urbana e 48 horas em área rural.
Tabela de Serviços Cobráveis