Normas vigentes da ANVISA – Ministério da Saúde. “Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica para Radiodiagnóstico Médico e Odontológico”. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”.
ASSENTAMENTOS 3.
Barreiras de chumbo, concreto ou água fornecem proteção contra raios gama penetrantes, uma forma de radiação ionizante composta de pacotes de energia sem peso chamados de fótons. Os raios gama podem passar completamente pelo corpo humano e à medida que passam podem causar danos ao tecido e ao DNA.
Resposta. Radioproteção ou Proteção Radiológica é um conjunto de medidas que visam proteger o homem e o ecossistema de possíveis efeitos indesejáveis causados pelas radiações ionizantes.
2oda Lei no 6.
49 - Quem é o principal responsável pela segurança nuclear? A organização operadora, que pode ser tanto a empresa de geração de energia como um instituto de pesquisa, é a responsável legal pela segurança da instalação.
1 - O que é a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)? É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 1956. É responsável por regular e fiscalizar o uso da energia nuclear no Brasil.
Central nuclear ou usina nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear. ... No processo de fissão nuclear, estabelece-se uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.
Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica.
Para que o condensador transforme o vapor do circuito secundário em água, é necessário que ele seja abastecido de água fria. Essa água fria pode vir de rios e lagos próximos. Ao passar pelo condensador, esta água fica quente, necessitando ser resfriada nas torres de resfriamento (a maior parte de uma usina nuclear).
O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. ... O combustível usado na usina tem uma concentração do material físsil bem inferior do que a usada em uma bomba nuclear.