NBR 5462/1994
Nesse contexto, existem ainda três diferentes tipos de manutenção programada, que são:
A manutenção não programada inclui instruções e procedimentos para ações de manutenção que ocorrem de forma não programada ou de forma imprevisível, tendo como origem o reporte de piloto, ou resultante de eventos imprevisíveis como pouso duro ou com sobrepeso, batida de cauda, raios, sobretemperatura do motor, etc..
De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.
Corretiva planejada nada mais é do que aquele reparo feito em momento previamente programado com a produção e/ou PCP. Já previamente com todos os recursos necessários antes que a falha aconteça, esse tipo de manutenção só é possível quando se consegue identificar um problema que inevitavelmente causará uma falha.
1. MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. ... Manutenção Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou seja é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência do fato.
A manutenção é classificada em três principais ramos (ou tipos) representados pelas manutenções: Corretiva, Preventiva e Preditiva.
A Manutenção Produtiva Total é uma técnica de manutenção com objetivo de maximizar a vida útil dos equipamentos por meio do acompanhamento direto do seu operador, que por sua vez é a pessoa mais apta para avaliações do equipamento, já que ele mesmo faz a operação.
2.
Manutenção de Extintor Nível 1 É mais uma inspeção que uma manutenção propriamente dita. Ocorre no local onde o extintor está instalado, e deve ser realizada a cada 6 meses. É realizada a limpeza do equipamento e o reaperto e/ou substituição de peças que não são submetidas a pressão.
De acordo com o regulamento das portarias nº 205 – 412 - 206 - 300 do INMETRO, os serviços “obrigatórios” de manutenção dos extintores são:
São elas: – de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. Realiza limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes não submetidos à pressão; – de 2º nível: é necessário levar o extintor até a empresa que fará a manutenção.
5.
A conferência periódica deve verificar:
Essa inspeção mensal precisa ser registrada, esse registro pode ser através de uma etiqueta fixada no próprio extintor onde a pessoa responsável pela inspeção verifica as condições gerais, anota a data e assina indicando que a inspensão foi realizada ou posso fazer esse controle também através de uma planilha no ...