4 Dicas para interpretar charges no Enem
A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento.
Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
As charges e as tirinhas podem ser textos não-verbais ou híbridos. A diferença entre eles está na quantidade de quadros. Enquanto a charge apresenta apenas um, bastante impactante, a tirinha traz dois ou mais quadros e uma história a ser acompanhada. Geralmente, ambos abordam algum tema atual e com muita criticidade.
É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.
As principais características da Cultura Imaterial são: uso de elementos abstratos, espirituais, ou seja, elementos intangíveis, que não podem ser tocados pelos seres humanos. Exemplos de Cultura Imaterial: culinária, dança, linguagem, lendas, música, rituais, etc. Como pode notar, são elementos abstratos.
As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços.
Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
As principais características da Caricatura são a retratação de uma pessoa da vida real, normalmente figuras públicas, com ênfase e o exagero acerca das suas características físicas e psicológicas desse personagem, de forma a denotar humor, graça.
Trata-se de um desenho cujo objetivo é exagerar, atribuindo humor, comicidade e ironia ao objeto caricaturado. ... De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objeto.
Mas 'caricatura' é ainda o termo genérico que se aplica no Brasil ao desenho de humor em geral."...Todas as mídias para se desenhar uma caricatura
Como é feita uma caricatura?
Desenhe as formas gerais do personagem. Pegue um lápis de qualidade e uma folha de papel e comece a fazer as formas básicas do personagem. Depois, acrescente as outras partes do rosto, como os olhos, o nariz e a boca, mas sem exagerar no detalhamento por enquanto.
A caricatura é um gênero discursivo que atribui a um desenho marcas exageradas com relação às características físicas e comportamentais do objeto caricaturado. A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”.
Significado de Teatrólogo substantivo masculino Escritor de peças teatrais; dramaturgo.
Angelo Agostini (1843-1910) foi um ilustrador, caricaturista, desenhista e pintor italiano, o mais importante artista gráfico do Brasil na segunda metade do século XIX. Foi um dos criadores das histórias em quadrinhos no Brasil, foi editor e ativista político.
O cartunista, cartoonista ou humorista gráfico é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade.
Geralmente, o profissional que faz esse trabalho é um designer ou desenhista industrial. Além de criar a estética visual do produto, o profissional precisa de criatividade para inventar peças que atendam a funcionalidade, custo e que sejam de fácil manuseio.
Orientação Vocacional
O artista plástico lida com materiais visuais para criar obras de arte. Ele pode trabalhar com cerâmica, escultura, desenho, fotografia, gravura, pintura, colagem, etc. É um profissional que entende as técnicas de manipulação de diferentes materiais, como tinta, madeira, metais, gesso, argila, papel, etc.
Quais são as áreas de atuação para quem estuda Artes Visuais?
O bacharel em Artes Visuais pode seguir a carreira de artista plástico, recorrendo a várias linguagens, técnicas e materiais para expressar ideias. Pode mexer com desenho, pintura, escultura, gravura ou arte digital.
Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design
Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.
Veja a lista completa abaixo:
A disciplina Arte é formada por quatro campos artísticos (artes visuais, arte cênicas, dança e música). Cada um deles tem ao mesmo tempo suas especificidades e suas zonas de contato em que os campos se interagem formando outras expressões artísticas.