"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Como não cair no sono durante os estudos
Refrigerantes à base de cola podem atrapalhar o sono “A cafeína é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente. A substância também está presente em alguns tipos de refrigerantes, chá preto, chimarrão e energéticos“, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.
TIRA O SONO? Por conter cafeína, ela até seria capaz de deixar uma pessoa acordada por mais tempo – se ela consumisse muitas e muitas doses. A título de comparação, uma lata de Coca-Cola de 350 ml contém 35 mg de cafeína. Já uma xícara de 60 ml de café expresso, por exemplo, tem em média 72 mg.
No nosso corpo, a cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina, conhecida como hormônio do sono. Dessa forma, já a taurina, um aminoácido, estimula o metabolismo e aumenta a resistência física. Inclusive, na receita dessas bebidas vão ainda vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o cansaço.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono