Ainda que não haja consenso acerca do comprimento normal do colo durante as diferentes semanas da gestação, há ampla evidência de que um colo curto está associado a maior prevalência de parto pré-termo(4). O limite representativo de risco também é controverso, com muitos estudos sugerindo medidas entre 15 e 35 mm.
É possível tirar a medida pelo ultrassom abdominal, por exemplo junto com o morfológico, realizado rotineiramente perto da metade da gestação. Mas a medida mais exata é obtida por meio da ultrassonografia intravaginal.
Um útero aumentado é comum e pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas, algumas das quais requerem tratamento. Duas das causas mais comuns de um útero aumentado são miomas uterinos e adenomiose.
Os hormônios da gravidez deixam a pele mais oleosa, facilitando a acne. Isso deve melhorar no quarto mês e, depois que o bebê nascer, some de vez. A essa altura, seu útero está com o tamanho de uma laranja e você pode sentir sua barriga aumentar. Se for a primeira gestação, dificilmente a barriga aparece agora.
No segundo mês da gravidez, pode ser que você sinta alguns dos seguintes sintomas:
Com oito semanas, o embrião já é um feto e tem o tamanho de uma uva moscatel. Ele mede em torno de 1,6 centímetro. É uma fase repleta de mudanças! Todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar e ele já consegue flexionar os punhos.