16,04 g/mol
Você calculou o fluxo de ar, a área líquida da seção transversal, multiplicando-os para uma taxa de fluxo. Q = FAV, onde: F = Fator de aplicação (veja a tabela).
A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m³. O ar úmido é menos denso do que o ar seco. Uma molécula de água (M ≈ 18 u) é menos massivo do que uma molécula de nitrogênio (M ≈ 28 u) ou uma molécula de oxigênio (M ≈ 32 u).
Resposta. A umidade do ar é a quantidade de gotículas de água na atmosfera. Assim, quanto mais quente, menos umidade e quanto mais úmido (céu carregado, chuva, frio) mais gotículas no ar e, portanto, maior umidade.
É direta a relação existente entre a umidade do ar e a formação de nuvens, visto que é graças à presença das partículas de água no ar que ocorre a formação das nuvens, por meio de partículas diminutas em estado líquido ou mesmo sólido.
O ar úmido é menos denso que o ar seco; portanto, a temperatura virtual é sempre maior que a temperatura real.
O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
Quando os instrumentos indicam umidade relativa de 100%, isso quer dizer que o ar está totalmente saturado com vapor d'água e não pode conter nem um pouco a mais, criando a possibilidade de chuva. ... Enquanto isso, a umidade relativa próxima ao solo pode ser muito menor.
Nesse sentido, a umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em relação ao seu ponto de saturação. Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.
A humidade absoluta em uma base volumétrica é a quantidade absoluta de água numa porção da atmosfera. A unidade de medida mais comum (utilizada no SI) é quilogramas por metro cúbico (kg/m³) embora várias outras unidades são usadas, como a libra por pé cúbico (lb/ft³) em países que usam o sistema imperial de medidas.
A umidade do ar é um importante elemento climático, pois ela pode interferir na variação das temperaturas, nos regimes de chuva e na sensação térmica. A umidade do ar é a quantidade de água presente na atmosfera em forma de vapor, ou seja, é a quantidade de gotículas de água existente no ar em estado gasoso.
Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor. ... Ali, as temperaturas durante o dia podem atingir 50 graus e a noite, 0 graus.