O uso medicinal da jurubeba-velame pode até ser bom, mas não estamos falando dela aqui; portanto, não confunda as plantas. – Solanum fastigiatum, também chamada de velame ou jurubeba-do-sul, bastante tóxica para animais (não duvide de que é tóxica para você também).
Modo de preparar
O vinho de jurubeba harmoniza bem com a gastronomia de sustança. ... Porque se os outros vinhos ajudam o coração, o jurubeba é reconhecido na medicina popular como um fortificante da cintura para baixo. Afrodisíaco no último.
A Jurubeba Leão do Norte foi criada em 1920, por Paulo da Costa Lima e Sinval Costa Lima, em Feira de Santana, inicialmente vendida em farmácias como tônico estomacal (digestivo), afrodisíaco e como medicamento auxiliar contra outros males, como febre amarela (devido às propriedades medicinais da jurubeba).
Modo de Preparo
Por ser uma fruta rica em qualidades adstringentes auxilia no tratamento de doenças como inflamação das amídalas, asma, diarreia entre outros. Como baixo índice de gordura a jabuticaba é também fonte de vitaminas C e E, ferro, zinco, magnésio, cálcio e potássio.
Para elaboração do vinho caseiro é importante, inicialmente, separar o engace (cacho) dos bagos da uva e depois esmagar, para facilitar a extração do mosto. O esmagamento da uva não deve ser um processo enérgico que triture a película, mas o suficiente para facilitar a extração do mosto.
O vinho é feito a partir da obtenção do mosto da uva, que é basicamente o seu líquido natural que tem uma consistência densa. Para alcançar esta substância é necessário, primeiramente, separar as uvas dos cachos e depois esmagá-las, amassando toda a polpa até conseguir um líquido viscoso.
Para isso, basta adicionar 1/4 xícara (aproximadamente 60 ml) de mosto coado ou suco de frutas previamente adoçado. Adicione a mistura de água e levedura à solução da cultura iniciadora. Cubra o recipiente e deixe a mistura descansar por 4 horas. Após 4 horas, acrescente mais 1/4 xícara (60 ml) de suco ou mosto coado.
As uvas, devido ao seu equilíbrio químico, fermentam sem adicionar açúcar, ácido, água ou qualquer outro nutriente. Os açúcares nas uvas são consumidos pela levedura e convertidos em álcool e CO2 (dióxido de carbono). Diferentes variedades de uvas e leveduras são usadas para produzir diferentes tipos de vinho.
Basicamente, a fermentação alcoólica ocorre quando microrganismos, chamados de leveduras, transformam açúcares em etanol (álcool), energia (calor) e gás carbônico, além de produtos secundários. Elas são encontradas na natureza, mas nem todas são adequadas para a produção desse tipo de bebida.
Saccharomyces cerevisiae
O termo vem do latim, e significa “novo” ou “jovem”. Mas, basicamente, na produção de vinhos se refere ao sumo de uvas frescas resultante da prensagem da fruta.
Sumo ou suco que se obtém após espremer a uva. A palavra Mosto é muito usada na bíblia no antigo testamento.
Mosto (do latim mŭstum, "novo", "jovem") é todo tipo de mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica. Em vinicultura, o termo é usado para se referir ao sumo de uvas frescas utilizado antes do processo de fermentação.
A produção do vinho ocorre em condição anaeróbica, isto é, na ausência de oxigênio. Nesta condição as leveduras transformam a sacarose em álcool etílico (etanol: C₂H₅OH) e gás carbônico (CO₂). ... - Se houver entrada de ar (fermentação aeróbica) os microrganismos respiram o oxigênio e produzem apenas gás carbônico e água.