Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
São compostos por hidrocarbonetos e utilizados como combustível. ... Os três grandes tipos de combustíveis fósseis são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Do petróleo, obtêm-se a gasolina, gasóleo e outros combustíveis.
Os hidrocarbonetos são os principais constituintes do petróleo que é formado a partir da deposição de matéria orgânica no fundo de mares e lagos e da sedimentação desse material sob altas pressões e temperaturas. O petróleo pode ter em sua composição hidrocarbonetos cujas moléculas possuem trinta carbonos ou mais.
metano
Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a composição química do petróleo, no que tange à proporção de seus componentes, seria, de forma geral (podendo variar dependendo da amostra): Carbono: 82% Hidrogênio: 12% Nitrogênio: 4%