Assim, o pH fornece uma forma de expressar o grau de atividade de um ácido ou de uma base em termos da atividade iônica do seu hidrogênio. O valor do pH de uma substância é diretamente relacionado pela relação das concentrações de íons de hidrogênio [H+] e de íons de hidroxila [OH-].
Existem uma grande importância dos pHs nos alimentos, pois para haver uma boa digestão alimentícia e um bom aproveitamento dos nutrientes e vitaminas o pH deve ser ácido, além da preservação do alimento, já que dependendo do nível de acidez pode-se propiciar uma maior o menor atividade bacteriana, de fungos ou bolores ...
Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência - a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
É um fator de fundamental importância na limitação dos diferentes microrganismos capazes de se desenvolver no alimento, sendo proposta uma classificação prática dos alimentos em função do pH, dividindo- os em três grupos: ... Alimentos ácidos: possuem pH entre 4,0 e 4,5; 3. Alimentos muito ácidos: apresentam pH 4,0.
O pH dos alimentos exerce grande influência no crescimento e viabilidade de células microbianas. Cada espécie apresenta um intervalo de pH ótimo para seu crescimento, sendo o de 6,5 a 7,5 para a grande maioria das bactérias, porém as Gram-positivas, como o S.
Os micro-organismos podem ser destruídos pelo aquecimento do produto alimentar a uma alta temperatura (geralmente acima de 70oC), pelo tratamento com produtos químicos ou pela exposição à radiação ultravioleta ou à radiação solar (ÇENGEL; GHAJAR, 2012). ÇENGEL, Yunus A.; GHAJAR, Afshin J. Tranferência de Calor e Massa.
Resposta. Temperatura ambiental; Composição gasosa do ambiente; Umidade relativa do ambiente; tensão de oxigênio.
Dentre os microrganismos existentes, muitos merecem especial atenção por fazerem parte da microbiologia dos alimentos, por causarem aos mesmos deterioração, por participarem da elaboração de certos alimentos ou por serem causadores de doenças alimentares. São eles: bactérias, fungos, protozoários, vírus e príons.
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; ... uso de conservantes na formulação do produto (por exemplo, sal).
A determinação da evolução ao longo do tempo da concentração de um componente celular, da concentração de células ou da biomassa em suspensão em meio de crescimento líquido, permite obter experimentalmente a curva de crescimento da população microbiana e calcular a taxa específica de crescimento e o tempo de geração ou ...