O Direito tem o papel fundamental de reger a vida em sociedade, estabelecendo a organização e as condutas necessárias ao desenvolvimento coletivo. ... A lei, como norma jurídica regularmente aprovada pelos representantes do povo, exerce o papel fundamental de reger a sociedade e o Estado segundo a democracia.
As regras compreendem elementos de normalização social, que permite o equlibrio das interações interpessoais na sociedade. ... Portanto, para haver o bem-estar social, é preciso a implementação de normas de conduta, a fim de evitar possíveis transtornos sociais, que certamente serão respondidos pelas forças da lei.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, na França. "Ela está intimamente relacionada com a Revolução Francesa. ... O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, diz: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.
Resposta: Um dos documentos foi a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU. Ambos os textos têm, inclusive, pontos em comum, como a ideia de que todos os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.
O iluminismo proporcionou uma série de questionamentos, sendo eles a relação de direitos e deveres iguais a todos. Aparentemente com intuito de não privilegiar nem prejudicar ninguém e sim possuir um igualitarismo, impor organização social.
A vertente política do iluminismo surge na sucessão histórica com o fundamental mote de defesa de direitos que seriam indissociáveis da condição se ser humano. Tais direitos, ditos direitos humanos, constituiriam um núcleo mínimo de liberdades individuais, limitantes do agir – estatizado ou não – contra o particular.
A relação entre o Iluminismo à independência dos Estados Unidos é uma relação de inspiração. O Iluminismo defendia, entre outras coisas, a liberdade política, de modo que cabia a cada povo decidir o seu próprio destino e conduzir a política de acordo com as suas inclinações.
Resposta: O iluminismo era contra o absolutismo, o privilégio a poucos, pregando a liberdade de expressão e a IGUALDADE SOCIAL. O povo francês na época achou o iluminismo o máximo, já que sofriam com a desigualdade na França, influenciando assim a revolução.
O impacto dessas ideias foi tão forte que o século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes (ou da Ilustração), sendo a França o principal centro de divulgação das novas ideias. As transformações propostas pelos iluministas eram revolucioná- rias para a época.