O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.
As unidade de medida são importantes pois servem para eventuais cálculos e comparações de especificas grandezas. As unidades de medida do SI estabelecem uma unidade padrão para as grandezas, sendo assim possível o compreendimento de uma resposta a nível universal.
Em todo o mundo as unidades de medida seguem um padrão determinado pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). ... O Sistema Internacional adota a unidade kelvin, por exemplo, como padrão para a grandeza temperatura.
Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm).
No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.
Tem mais depois da publicidade ;) O Sistema Internacional de Unidades é completamente escrito sobre sete unidades de medida básicas, baseadas nas grandezas físicas fundamentais: comprimento, tempo, massa, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de matéria, e intensidade luminosa.
Devemos entender como grandeza aquilo que pode ser quantificado, como comprimento, temperatura, massa, tempo, volume, força etc. Já medidas é o que mensura as grandezas, cada medida possui o seu próprio símbolo.
CONHEÇA AS PRINCIPAIS GRANDEZAS
Ao estudarmos conteúdos relacionados com a Física, muitas vezes, deparamo-nos com a palavra grandeza definindo termos científicos, como velocidade, aceleração, força, tempo etc. Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.
Nas ciências de forma geral, são denominadas grandezas físicas somente as propriedades mensuráveis de um fenômeno, corpo ou substância. É necessário que essas propriedades possam ser expressas quantitativamente: No caso das grandezas escalares: por meio de um número e de uma "referência de tamanho.
As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização. Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.
Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.
As grandezas físicas estão divididas em dois grupos: as escalares e as vetoriais.
Grandezas escalares são aquelas que podem ser escritas na forma de um número, seguido de uma unidade de medida. Em outras palavras, elas são completamente definidas se soubermos o seu valor, também chamado de módulo, e a forma como ela é medida.