As ondas mecânicas são perturbações de um meio material elástico que se propagam por esse meio, transportando energia e quantidade de movimento. Portanto, na propagação das ondas há transporte de energia e quantidade de movimento.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
O som é uma onda mecânica, por isso, precisa de uma meio de propagação. Quanto maior for a proximidade das moléculas que compõem o meio de propagação das ondas sonoras, maior será a sua velocidade. Dessa forma, a velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos e nos gases.
As ondas mecânicas são ondas geradas por uma perturbação em um meio elástico. Um exemplo muito prático disso é o som que emitimos quando falamos ou até mesmo o som de um violão. Além das ondas sonoras, também temos como exemplo as ondas sísmicas e as marítimas.
Propagação de Ondas As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
É necessário haver um meio material para transmitir ondas mecânicas. A frequência de uma onda é naturalmente determinada pela velocidade da fonte. ... Ondas que possuam a mesma frequência, mas diferentes velocidades de propagação, terão os mesmos comprimentos de onda.
Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo. ... Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar.
Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda).
A radiação eletromagnética no celular é emitida pela antena acoplada ao aparelho. Essa radiação tem uma frequência maior do que as utilizadas em rádio. O problema que envolve a radiação dos celulares está relacionado ao fato de que usamos esses aparelhos próximos ao corpo e, principalmente, perto da cabeça.
A radiação eletromagnética artificial gerada pela fiação elétrica e por celulares, telefones sem fio ou eletrodomésticos envolve nossa vida diária. ... Os efeitos induzidos pelas radiações eletromagnéticas podem ser térmicos ou atérmicos, que são os que geram maior risco ao produzir alterações biológicas.