Essas conferências reúnem representantes de diversos países a fim de buscar alternativas que visem à preservação do meio ambiente e à minimização dos impactos ambientais negativos, estimulando o desenvolvimento sustentável.
Conferências ambientais reúnem líderes de diversos países para discutir e ampliar os debates sobre impactos ambientais e sobre a necessidade de promover a sustentabilidade.
→ Sustentabilidade ambiental: refere-se à preservação do meio ambiente de maneira que a sociedade encontre o equilíbrio entre o suprimento de suas necessidades e o uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar a natureza.
O conceito de sustentabilidade ambiental define a maneira de que nós, seres humanos, utilizamos os bens e recursos naturais, para suprir nossas necessidades, sem que com isso exista o esgotamento e haja suprimento para as próximas gerações.
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o meio ...
Em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, o conceito foi definitivamente incorporado como um princípio orientador de ações.
A sustentabilidade está relacionada com a capacidade de um sistema (em que ser humano e ambiente estão integrados) resistir ou se adaptar às mudanças ao longo do tempo. Muitos autores consideram o desenvolvimento sustentável como o caminho para se alcançar a sustentabilidade. ...
A sustentabilidade social tem como base a igualdade social e o conceito de harmonia e equilíbrio de todas as camadas que formam uma sociedade, como educação, cultura e renda, sempre considerando a influência que as ações da sociedade hoje, podem exercer nas gerações futuras.