EQST

Qual A Importncia Da Etnografia Para Os Estudos Antropolgicos?

Qual a importncia da etnografia para os estudos antropolgicos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a importância da etnografia para os estudos antropológicos?

A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo.

O que é a etnografia e Etnologia?

O exercício era formulado da perspectiva de que “etnografia é o estudo profundo de um grupo cultural particular”, enquanto a “etnologia é o estudo comparativo dos dados etnográficos, da sociedade e da cultura”.

Como funciona a etnografia?

A etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico será feito.

O que é a etnografia e por que ela é um exercício de alteridade?

A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. ... A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Ela é um exercício de alteridade por que. descreve os costumes e as tradições de um grupo humano.

O que é Etnofotografia?

O uso da imagem na pesquisa antropológica, aqui considerada como etnofotografia, atualmente tem a credibilidade, enquanto linguagem, no estatuto dos pesquisadores de campo, como um dos instrumentos de escrita científica.

O que é etnografia Brainly?

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

O que é o exercício da alteridade?

A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.

O que é alteridade dê exemplos?

Por exemplo, a identidade surda é formada por indivíduos que mantém algo em comum – uma identificação compartilhada, que é a surdez. Por outro lado, a alteridade diz respeito ao outro, e não o seu próprio grupo. ... Assim, a formação de uma identidade geralmente ocorre com a reafirmação de uma diferença entre si e o outro.

Em que situações exercitamos alteridade?

Assim, podemos citar como exemplos de alteridade: respeitar a religião distinta da sua, respeitar a opção sexual do outro, ter um convívio bom com pessoas de outra nacionalidade e até mesmo resolver de forma saudável e respeitosa uma discussão onde a outra pessoa tenha pensamentos que vão de encontro com o seu.