O Coringa surgiu na primeira edição da HQ do Batman como um lunático criminoso vestido de Palhaço que matava com um soro que deixava suas vítimas com um macabro sorriso. A aparência do vilão foi fortemente inspirada em O Homem Que Ri, filme baseado no romance de Victor Hugo.
Em vez disso, é sobre a falta de empatia no mundo hoje. Durante uma sessão de perguntas e respostas com o Deadline após uma exibição de Coringa, Phillips explicou que a ideia central sobre a qual Coringa foi construído é a ideia do que aconteceria se alguém crescesse em um mundo sem empatia.
Curinga vem de kuringa, termo da língua africana quimbundo que significa "matar". No Brasil, a palavra é bastante usada para a carta do baralho que muda de valor e combinação dependendo do local em que é colocada em um jogo.
"Coringa" (com o), significa "gênero de vela utilizado em certas embarcações". Ex.: O navio era cercado de coringas por todas as partes. "Curinga" (com u), significa "carta de baralho".
Embora muitos não tenham gostado da caracterização do vilão, há um motivo por trás da tatuagem do termo "damaged" na testa do personagem. ... "Coringa fez a tatuagem porque o Batman danificou seu sorriso em uma tentativa falha de se vingar pela morte do Robin.