Esse elemento tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções.
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios. O fósforo também é utilizado como aditivo alimentar na forma de sais de fosfato que se encontram em bebidas gaseificadas e enlatados, por exemplo.
Quantidade recomendada de cobre
A vitamina C pode ser adquirida por meio da ingestão de vegetais, legumes e frutas, como a acerola e a laranja. Todavia, vários fatores influenciam a quantidade dessa vitamina nos vegetais, como a estação do ano, o estágio de desenvolvimento, tempo de armazenamento e o transporte.
A vitamina C auxilia na absorção de ferro dos alimentos. A vitamina C é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A vitamina C auxilia no funcionamento do sistema imune. A vitamina C auxilia na formação do colágeno.
Segundo a Dra. Kédima, a vitamina C participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno em fibrilas, a forma que tem função na pele. O ativo também age na firmeza e elasticidade da pele, com dupla ação sobre o colágeno: promovendo sua síntese e impedindo a atividade das enzimas de degradação.
Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, ela estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.
O ascorbato, componente principal da vitamina C, pode reagir diretamente com o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e transformá-lo em moléculas de água inofensivas para o organismo, em vez de perigosos radicais livres.