Em homenagem ao que foi sem dúvida um dos maiores arquitetos do Brasil apresentamos sua memorável linha de vida e obra que desenharam o Brasil e o Mundo. Confirma-se assim o porquê de ser seguido e louvado por muitos, mas que não desvenda a magia da resistência ao tempo e a incansável vontade de projetar.
Sítios: ON – Oscar Niemeyer e Pritzker Prize
Niemeyer attended the National School of Fine Arts in Rio de Janeiro in 1929, graduating in 1934. He began working with the influential Brazilian architect and urban planner Lúcio Costa in 1932, a professional partnership that would last decades and result in some of the most important works in the history of modern architecture.
Como estagiário da equipe de Lúcio Costa, Niemeyer trabalha ao lado do arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965) no projeto do novo prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, no Rio de Janeiro, um marco da arquitetura moderna brasileira.
In 1936, Niemeyer joined a team of Le Corbusier, Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leon, Jorge Moreira and Ernani Vasconcellos to design the headquarters of the Ministry of Education and Health, located in the center of Rio de Janeiro. Aged just 29 years, Niemeyer was assigned as a draftsman for Le Corbusier, however after Le Corbusier left Brazil the young prodigy made changes to the design that greatly impressed Lúcio Costa—so much so that by 1939 he appointed Niemeyer as the project's lead architect. The building, a horizontal bar that intersects a vertical blade, was completed in 1945 and became the cornerstone of modern Brazilian architecture, attracting international attention.
Surge para comemorar os 400 anos da cidade de São Paulo, símbolo da modernidade brasileira, o segundo grande projeto de Niemeyer, encomendado pelo governo de São Paulo. Tal projeto busca dar à cidade uma grande área verde, com lugares para exposições e lazer, juntando arquitetura e paisagismo modernos. O uso das curvas acentua a “leveza” das construções. Tanto na Marquise do Ibirapuera assim como no interior do Prédio da Bienal.
A convite de Juscelino Kubitscheck (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, faz o projeto Conjunto da Pampulha, a primeira obra de impacto do inventivo arquiteto, com áreas abertas e vias de acesso, as obras se dariam em volta de um lago artificial. O programa envolve um casino, um clube, um salão de dança, uma igreja e um hotel, mas o último não chega a ser construído. Para a execução da obra, Niemeyer conta com a colaboração do engenheiro de estruturas, e também poeta, Joaquim Cardoso (1897 – 1978) e do paisagista Burle Marx (1909 – 1994).
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, or simply Oscar Niemeyer, (December 15, 1907 – December 5, 2012) was one of the greatest architects in Brazil's history, and one of the greats of the global modernist movement. After his death in 2012, Niemeyer left the world more than five hundred works scattered throughout the Americas, Africa, and Europe.
2003 | Projeta o Serpentine Gallery Pavillon, no Hyde Park, em Londres. Inicia em Brasília a construção da Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, ambos parte Setor Cultural de Brasília.
Anos 80 - Depois de mais de uma década, o arquiteto retorna ao Brasil. Cria o Memorial JK (1980) e o o Museu do Índio (1982), ambos em Brasília, o prédio da Rede Manchete de Televisão(1983).
Lúcio Costa, the masterplanner of the new capital, said in an interview with Ana Rosa de Oliveira in 1992: "when Juscelino became president, he had an architect in his pocket, Oscar Niemeyer. He was a pre-selected architect. This means that the competition was only for the city's urban planning, the masterplan." The collaboration of Costa and Niemeyer gave the world something entirely new: the first major city designed entirely on the basis of modernist principles of functionality and aesthetics.
Como estagiário da equipe de Lúcio Costa, Niemeyer trabalha ao lado do arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965) no projeto do novo prédio para o Ministério da Educação e Saúde Pública, no Rio de Janeiro, um marco da arquitetura moderna brasileira.
In 1956, then-president Juscelino Kubitshek invited Niemeyer to participate in the largest urban and architectural work of the country's history: the construction of the new capital in the middle of the savannah, Brasília.
1983 | Realiza a primeira retrospectiva de sua obra, no Museu de Arte do Rio de Janeiro. Mesmo ano em que projeta com Darcy Ribeiro, o sistema de escola pública chamado de CIEPs ( Centro Integrado de Educação Pública).
“A monumentalidade nunca me atemoriza quando um tema mais forte a justifica. Afinal, o que ficou da arquitetura foram as obras monumentais, as que marcam o tempo e a evolução da técnica. As que, justas ou não sob o ponto de vista social, ainda nos comovem.” (ON)
“Minha preocupação foi projetar a residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nela penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta. E criei para as salas de estar uma zona em sombra, para que a parte envidraçada evitasse cortinas e a casa ficasse transparente como preferia.” (ON)
2008 - Visita a cidade de Brasília, e lança no Museu Nacional o terceiro número de sua revistas de arquitetura ” Nosso Caminho”. Projeta o Teatro Puerto de la Musica de Rosário, na Argentina.
A demissão juntamente com mais 200 professores é causada pelo golpe militar (1964) que torna evidente a dificuldade em viver e trabalhar no Brasil. Viaja então a Paris para visitar a exposição Oscar Niemeyer, l’architecte de Brasília, no Museu de Artes Decorativas do Palácio do Louvre. Recebe a medalha Juliot-Curie e o Grande Prêmio Internacional da Arquitetura e de Arte, da revista L’Architecture d’Aujourd’hui, ambos em Paris.
Oscar Niemeyer foi um dos maiores arquitetos do Brasil, sua memorável linha de vida e obra que desenharam o Brasil e o Mundo. Confirma-se assim o porquê de ser seguido e louvado por muitos, mas que não desvenda a magia da resistência ao tempo e a incansável vontade de projetar.
Surge para comemorar os 400 anos da cidade de São Paulo, símbolo da modernidade brasileira, o segundo grande projeto de Niemeyer, encomendado pelo governo de São Paulo. Tal projeto busca dar à cidade uma grande área verde, com lugares para exposições e lazer, juntando arquitetura e paisagismo modernos. O uso das curvas acentua a “leveza” das construções. Tanto na Marquise do Ibirapuera assim como no interior do Prédio da Bienal.
O primeiro grande trabalho de arquitetura individual de Niemeyer foram os projetos de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte, tendo como parceiro o engenheiro Joaquim Cardozo — que viria a ser o autor dos cálculos de suas principais obras em Brasília.
Oscar Niemeyer residiu na Casa das Canoas com sua família até 1959, quando se mudou para Brasília. Era na Casa das Canoas que o arquiteto reunia sua família e amigos, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Oscar Niemeyer e Lucio Costa foram o arquiteto e o urbanista, respectivamente, que projetaram a cidade de Brasília, construída entre 1958 e 1960. Planejada antecipadamente a pedido do ex-presidente Juscelino Kubistchek, Brasília nasceu para mudar a cara do Brasil e fazê-lo ingressar na era Moderna.
Desenvolveu o Plano Piloto de Brasília e, como Niemeyer, passou a ser conhecido em todo o mundo como autor de grande parte dos prédios públicos.
Lucio Costa foi um arquiteto e urbanista brasileiro. Ele é considerado o precursor da arquitetura modernista no Brasil. Foi ele quem projetou a capital brasileira, Brasília, em 1957.
Lúcio Costa
Toulon
Com a eleição de Juscelino Kubitschek para a presidência da República em 1955 e sua assunção ao poder no ano seguinte, dando início à implementação do seu projeto de transferência da capital brasileira para o Planalto Central, em 1957 Lúcio Costa venceu o concurso, organizado por Oscar Niemeyer, então diretor do ...
Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, capital do Brasil. Possui mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história.
Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU que projetaram a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Salários de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer