Como mencionado, as veias são vasos sanguíneos que apresentam a função de retornar o sangue dos tecidos para o coração.
O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.
As artérias se dividem em ramos menores, as arteríolas que por sua vez se dividem em ramos menores, os capilares. Estes se unem para formar as vênulas, que por sua vez formam as veias que desembocam no átrio direito do coração. Artérias: são estruturas tubulares que levam sangue do coração para os órgãos.
Aferente é uma arteríola que abastece os néfrons desempenhando um importante papel na regulação da pressão arterial com o mecanismo da realimentação túbulo-glomerular.
A arteríola eferente é a arteríola que transporta o sangue para fora do glomérulo. ... Quando a arteríola aferente é maior, mais sangue flui para a arteríola eferente, que é de menor diâmetro, resultando em aumento da pressão sanguínea no glomérulo.
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
Todo o rim é revestido pela cápsula verdadeira, que é uma membrana fibrosa intimamente colada à superfície do órgão. Ligando o rim aos tecidos circunvizinhos, encontra-se a fáscia renal, que é uma fina camada fibrosa. Entre a fáscia e a cápsula verdadeira, encontra-se tecido adiposo, a gordura perirrenal.