– Modo de usar e cuidados
É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma.
Assim, andar com o freio de mão puxado poderá provocar derrapagens, que comprometem a segurança. ... O consumo é outra coisa que será prejudicada com o freio de mão puxado. Isso acontece porque o carro deixou de ser um transporte para e passou a reboque.
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.
Mesmo em alta velocidade, o carro vai parar - e só. A resposta é não! “Como o freio de estacionamento eletrônico é parte do ABS, o veículo também não deverá derrapar lateralmente, como ocorreria ao puxar a alavanca mecânica do freio de estacionamento”, afirma Satkunas.
Outro sinal é quando a manipulação da haste fica pesada e difícil, esse problema acontece devido a pressão excessiva no cabo de aço e pode ser resolvido somente com a troca da peça. Problemas com o freio de mão também resultam em frenagem com menos efeito e vazamento de fluídos nas rodas.
Nessas situações, é altamente contraindicado que você desça toda a serra com o pé no freio, segurando o veículo. Isso se dá pelo fato de que, caso faça isso, provavelmente ocasionará um superaquecimento nos freios, o que prejudicará o seu funcionamento em momentos que for mais preciso.
Jeep Compass 2022: preço, motor, consumo, versões (e detalhes)
Geralmente, esses comandos para destravar o freio de mão elétrico ficam na região do console central, sob porta-trecos ou porta-copos, em alguma parte do assoalho do veículo ou, ainda, na região do porta-malas. Em alguns casos, é necessário usar uma chave de fenda ou a própria chave do carro para liberar as rodas.
O freio de estacionamento elétrico é acionado por um botão, muito parecido com os botões de vidro elétrico, que encontra-se na central do console, quando acionado ele trava as rodas do veículo quando estacionado.
Comodidade a bordo: o Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) é acionado com um simples toque. Já a função Brake Hold mantém o carro totalmente parado em qualquer terreno ou inclinação até o pedal do acelerador ser utilizado.
No caso de freios a disco, uma alavanca adicional e um parafuso são adicionados ao pistão já existente. Quando o freio e acionado, neste caso, a alavanca força o pino contra o pistão, que normalmente seria ativado pela ação do sistema hidráulico acionado pelo pedal.
Outro detalhe tecnológico legal: o carro tem estacionamento automático. Basta posicionar o veículo na vaga que ele faz toda a manobra. Ele é o primeiro carro fabricado no Brasil que "estaciona sozinho". É o primeiro veículo fabricado no Brasil a ter o sistema Park Assist, de estacionamento autônomo.
Mais do que potente e forte, o Jeep Compass é repleto de segurança. Entre as tecnologias está o Sistema Eletrônico Anticapotamento, que ao detectar um desequilíbrio do carro por uma manobra, aciona automaticamente os freios e ajusta o acelerador para evitar a elevação das rodas e, assim, reequilibrar o carro de volta.
O gerenciamento eletrônico da tração transfere a força individualmente entre os eixos, conferindo ao Compass a capacidade de superar condições de piso bem adversas. O Compass Limited diesel 4×4 é um veículo que consegue entregar um comportamento dócil de carro de passeio sem abandonar o estilo audaz inerente a um Jeep.
Veja como funciona o piloto automático do carro para que o mecanismo seja acionado:
Para ligar, basta pressionar a embreagem e engatar a transmissão, no momento da partida. Já em modelos com caixa automática, onde não há o terceiro pedal da embreagem, o sistema start-stop funciona, também, quando o veículo está parado, o motor em baixa rotação e o pedal de freio pressionado.
Toda chave presencial precisa de bateria para trocar informações com o carro; ela permite que você ligue o veículo sem ter que tirá-la do bolso. ... Apesar do mecanismo ficar escondido quando o carro está desligado, pressionando uma das laterais da peça é possível abri-la e acessar o miolo da tranca.
O que é e como funciona uma chave presencial? A forma mais simples de descrever esse tipo de chave é dizer que ela é “automática”. Trata-se de um pequeno controle remoto, semelhante a um alarme, com botões para dar a partida, desligar o motor, travar e destravar as portas, entre outras funções.
Ao abastecer com depósito de reserva utilize a boca que se encontra sob o alçapão do compartimento da carga. Introduza o bico na abertura de abastecimento de combustível. Tenha o cuidado para inserir o funil devidamente no tubo de abastecimento, atravessando as duas tampas do tubo.
Porém, antes de chamar um chaveira, tem alguns jeitos de tentar abrir o tanque....Veja como abrir a tampa do tanque de combustível com chave:
Abrir/fechar a tampa do depósito de combustível Abra a tampa do depósito de combustível pressionando ligeiramente a parte traseira da tampa. Puxe a tampa. Após o abastecimento feche a tampa.
A tampa do tanque de combustível possui uma trava elétrica que obedece ao travamento central, quando destravada é só apertar que ela abre. Agora um detalhe, quando o carro estiver travado se alguém apertar a tampa ela não abre, pois também está trancada, mas assim que o carro for destravado ela irá abrir.
Onde tem um botão que mexe tanto para cima ou para baixo, já apertei e só muda os dados de cima como temperatura, km, etc... A km abaixo com a palavra trip não sumiu. segure apertado o botão q fica na ponta da alavanca até zerar .
Para ligar o motor, basta apertar o botão Star-Stop. Com o detector de fadiga o sensor analisa a conduta de direção do motorista e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso constate um desvio no comportamento do volante que evidencie perda de concentração, um sinal sonoro é emitido.
Assim, basta colocar o flexível dentro do bocal do tanque e apertar uma pequena manopla sanfonada, que criará um vácuo suficiente para drenar a gasolina de dentro do tanque para o recipiente onde será armazenada. Este último precisa ser um galão com tampa de rosca.