Tem como objetivo externar a pretensão comunicativa do autor a partir da sua mensagem. Para concluir esta escrita, recorremos à fala da professora Tatiana Simões e Luna, que diz que “o texto é um evento comunicativo em que podem atuar várias linguagens (verbal, visual etc.)
Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto. Essa unidade estruturada apresenta um sentido completo e tem um objetivo comunicativo.
Comece com a introdução, com 1parágrafo, por exemplo, apenas comentando sobre o assunto, sem argumentar. Depois desenvolva o assunto, apresentando fatos e argumentos, pode ter por exemplo 3 parágrafos e encerre com a conclusão.
As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.
A estrutura do gênero divide-se em:
O âncora ou pivô é o apresentador de um telejornal. Cabe a ele narrar, anunciar ou comentar as notícias que serão exibidas, ou chamar repórteres que entram ao vivo na programação.