O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado.
Para descobrirmos a altura, devemos primeiro usar o triângulo já formado na figura. Sabendo que as laterais são proporcionais, podemos afirmar que a linha pontilhada, usada pra delimitar a altura (h), divide igualmente de um lado quanto do outro.
trapézio: 4 lados. retângulo e trapézio: 4 ângulos cada um. losango, retângulo e trapézio: 4 vértices cada um.
Os lados são as bases e se forem desiguais uma é a base maior e a outra a base menor. Um trapézio isósceles é aquele cujos lados opostos não paralelos são iguais.
Já bastante conhecida, ela consiste em segurar uma barra (ou halteres) à frente do corpo, com as palmas das mãos voltadas para o corpo. Com o movimento de flexão dos cotovelos, você deve subir a barra (ou os halteres) até a altura dos ombros.
O trapézio descendente ou superior pode ser desenvolvido elevando os ombros através de exercícios comuns como o encolhimento e remadas altas. Já o transverso ou porção média recebe uma melhor ativação ao realizar uma adução das escápulas, ou seja aproximando-as.
Você pode treinar o trapézio nos dois dias, tanto no dia de ombro quanto de costas. Isso não prejudicará você em nada, e ainda trará excelentes resultados. As pessoas que treinam o trapézio no dia do ombro, o fazem porque desejam trabalhar a parte superior do músculo.
Veja a galeria e descubra os principais grupos musculares que deve treinar em cada dia.
Quando você divide o treino de membros inferiores e supostamente malha perna em um dia e glúteo no outro, na verdade, está cometendo um erro GRAVÍSSIMO. Marca aqui sua amiga que malha dessa forma.
Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.
Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras e, após o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo.
A segunda razão que deve nos fazer apreciar uma pausa entre um treino e outro é o fato de que a hipertrofia muscular, ou seja, o crescimento dos músculos, acontece justamente no período de descanso. No processo de desenvolvimento do músculo rompemos as fibras musculares e formamos novas, mais fortes e resistentes.