A crônica narrativa é aquela que contém apenas elementos da narração em sua estrutura, ou seja, que apresenta personagens, tempo, espaço e enredo. Nessas crônicas, não há longos trechos reflexivos ou argumentativos, como é comum naquelas publicadas em jornais.
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
Como fazer uma crônica
A crônica reflexiva é aquela cujo autor projeta sua interioridade sobre a realidade que está a sua volta, interpretando-a e registrando-a através de conjecturas, inferências e associações de idéias.
Dar um título sugestivo à crônica. Copiar o trecho selecionado (da notícia de jornal) abaixo do título, citando de onde a informação foi retirada. Redigir a crônica, deixando um espaço (uma linha) entre o trecho e o começo do texto ficcional (crônica).
Que fato motivou o cronista a escrever sua crônica? O que motivou o cronista a escrever sua crônica foi o seus problemas em usar um computador e as tecnologias modernas . A crônica é feita em um relato curto ,e conta a história causando um efeito cômico dos fatos do cotidiano .
01 – Qual fato do cotidiano da vida das pessoas inspirou o autor a escrever a crônica? O fato é a ida ao dentista.
Resposta. Resposta: Um dialogo formal, igual ao de jornais/revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades.
Resposta. Resposta: Ele usa o humor; um dos relatos presentes na crônica que a diferencia do cotidiano é a briga que o dentista e o paciente têm para pegar a seringa, por exemplo.
Entendendo a crônica: 01 – Que tipo de narrador aparece nessa crônica e em que pessoa a narrativa se constrói? O narrador é observador, embora, na última frase, apareça como interlocutor. Por isso, a narrativa é construída na 3ª pessoa.
O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades. Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa. É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
Resposta. Resposta: pq um texto literário e uma construção textualde acordo com as normas da Literatura,com objetivo e características próprias ,como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor... alguns peças teatrais,romances ,Crônica contos fabulas,poemas , etc.