Serralha (Sonchus oleraceus) Forma característica quando adulta. Quando jovem é idêntica ao dente de leão, mas quando cresce fica com caule longo, oco, e produz cacho de flores amarelas nas pontas. O dente de leão não tem caule e pruduz apenas uma flor, muito maior, essa é a diferença.
Quem não deve usar. O dente-de-leão não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a esta planta, que sofra de obstrução dos ductos biliares ou de oclusão intestinal. Além disso, também não deve ser usada na gravidez.
Chá de dente-de-leão: para que serve e quais são seus principais benefícios?
O chá deve ser preparado com a erva seca, por três minutos em infusão na água quente e não fervida. Para quem está com o foco em fazer uma dieta detox, o ideal é que sejam tomadas até cinco xícaras de chá por dia. ”O sabor da erva é um pouco amargo.
O chá de dente de leão se obtém através da infusão de um punhado das raízes da planta em uma xícara de água quente, por alguns minutos, até que a bebida fique morna. Após coar, pode tomar este chá.
Para preparar a bebida, basta misturar uma colher (sopa) da raiz ou das folhas do dente-de-leão em 200 ml de água fervente. Depois, é só abafar o chá por 10 minutos e coar antes de beber.
O chá pode ser preparado a partir de uma colher de sopa da raiz ou folhas e 200 ml de água. Ferva a água e misture com a parte da planta. Deixe descansando por 10 minutos. Antes de tomar, coe.