Qual a diferença entre paradoxo oximoro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
Foi sem querer querendo é um paradoxo?
Apesar dos elementos se excluírem mutuamente, ao mesmo tempo, se fundem, constituindo afirmações aparentemente sem lógica. Há que esquecer o amor. Outro exemplo de Oxímoro aparece no jargão da turma do Chaves, do seriado infantil mexicano, quando ele entra em seu barril e diz: “foi sem querer, querendo”.
Como se fala oximoro?
As duas formas escritas, oxímoro ou oximoro, são aceitas pela língua portuguesa e dizem respeito à mesma palavra.
O que é a figura de linguagem oximoro?
Figura de linguagem que fere com a lógica O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.
Qual a diferença entre contradição e paradoxo?
O paradoxo ou oxímoro, é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, baseada na contradição. ... Por isso, o paradoxo é fundamentado na contradição lógica das ideias, como se tivéssemos duas ideias numa frase, e uma está se contrapondo à outra.