Uma hipertransparência pulmonar significa áreas do pulmão com menos tecido, as quais permitem a passagem do raio-X livremente, sem sofre muita atenuação. Muitas doenças acarretam essa mudança nesse órgão, como: enfisema pulmonar, bolhas subpleurais, pneumotórax e etc.
Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).
Significado de Opacidade substantivo feminino Característica ou condição de opaco; qualidade do que é escuro. Particularidade do corpo que não admite a passagem da luz; propriedade do objeto que não permite que se consiga ver através dele. ... Do latim opacitas. atis.
Sintomas de nódulo maligno Porém, alguns sintomas que podem alertar para a presença de alterações nos pulmões, como nódulos, e que devem ser avaliados por um pneumologista, incluem dificuldade para respirar, cansaço fácil, dor no peito e sensação de falta de ar.
Muitos pacientes, ao receberem o resultado de um exame que aponte um nódulo pulmonar, rapidamente o associam ao câncer de pulmão. Mas, na grande maioria das vezes - mais de 90% dos casos -, os nódulos são benignos.
De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Porém, nem todos os nódulos desse tamanho precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).
Infecções como a tuberculose ou oriundas de fungos formam nódulos visíveis nos exames de imagem. Outra possibilidade muito comum é a de um tumor benigno . Em alguns casos, porém, pode indicar a presença de um tumor maligno (câncer) de pulmão em estágios iniciais.
Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Considera-se normal de 31-36 g/dL de hemácias....