Curso de aperfeiçoamento Ao contrário dos cursos de extensão, os de aperfeiçoamento são mais voltados para quem já está trabalhando em algum cargo específico e que, normalmente, já realizaram uma graduação relacionada.
O que é um curso de aperfeiçoamento? No aperfeiçoamento há uma carga horária menor, de 180 horas mínimas de duração. Ele é indicado para quem deseja otimizar algum aspecto específico de sua atuação. Ou seja, é um curso prático, voltado para técnicas que poderão ser usadas no dia a dia do trabalho.
Diferenças entre especialização e aperfeiçoamento Veja: Cursos de aperfeiçoamento: cursos com carga horária mínima de 180 horas, destinados a profissionais no exercício de uma determinada ocupação. ... Cursos de especialização: cursos de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas.
A versão atualizada do "currículo Lattes", em vigor desde o início do mês de agosto, permite a inserção de coordenação/participação em Projeto de Extensão. A janela de inserção é acessada no sub-item "projeto de extensão", na aba "projetos".
O que é um curso de extensão universitária? São cursos extra-curriculares, oferecidos por uma Faculdade, que o acadêmico faz para enriquecer seu conhecimento sobre determinado assunto. Esses cursos são oferecidos por faculdades ou órgãos vinculados a faculdades. Podem fazer o curso tanto graduandos, graduados.
Acesse http://lattes.cnpq.br/ e clique na opção “Cadastrar novo currículo” para criar seu Currículo Lattes. Após concluir o preenchimento, um resumo dos dados inseridos será apresentado para sua conferência.
A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.
Essa regra vale especialmente quando estes profissionais fizeram cursos complementares que tenham relação com a área do objetivo profissional informado no currículo. Ou seja, basta informar o nome do curso, o nome da escola e o ano de conclusão, ordenando-os do mais recente para o mais antigo.
O campo “Curso” localiza-se no item Formação acadêmica ou complementar de seu currículo. Lá você poderá preencher informações sobre cursos complementares, de graduação ou pós-graduação, completos ou ainda em andamento.
Caso esteja cursando o ensino médio, deve-se preencher esse campo informando o ano de conclusão do Ensino fundamental e a previsão de conclusão do Ensino Médio. Se o candidato já possui ensino médio completo, não é necessário colocar o ensino fundamental, apenas o Ensino Médio.
O que colocar no currículo de quem nunca trabalhou?
Currículo primeiro emprego
Ensino Fundamental: da 1º à 9º série. Ensino Médio: do 1º ao 3º ano. Superior: graduação.
Ensino fundamental completo: concluiu o ciclo de estudos básicos (1ª a 9ª série); Ensino médio incompleto: não concluiu todos os anos correspondentes a este ciclo (1º ao 3º ano); Ensino médio completo: concluiu este ciclo de estudos (1º ao 3º ano);
O ensino fundamental tem a duração de nove anos e é obrigatório para crianças de 6 a 14 anos. ... É dever de o município propiciar o ensino fundamental. Ensino Médio. O ensino médio tem duração de três anos, dos 15 aos 17 anos.
O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.
O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da Educação Básica brasileira, com pelo menos 9 anos de duração. Ele é dividido em duas etapas: os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.