CONSELHO - Conselhos Regionais têm por função regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional. São fiscalizados pelo Conselho Federal, órgão hierarquicamente superior que elabora resoluções para os regionais. SINDICATO – Representam e defendem os interesses da categoria nas esferas judiciais e extrajudiciais.
Para acessar, basta clicar aqui, ou, então, enviar mensagem, pelo aplicativo Telegram, para o número (61)
O sistema COFFITO/CREFITO foi criado pela lei federal 6.
Diferenças entre sindicato e associação: Os sindicatos têm um viés de representação política da categoria que representa. Já as associações têm viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação da categoria, mas tão somente de associados a ela.
17 de dezembro de 1975
Já o sindicato é uma instituição criada para a defesa dos interesses dos seus associados, que podem ser do mesmo segmento econômico ou laboral. “Percebe-se que são atividades antagônicas, uma vez que, na cooperativa, existe uma ação colaborativa de associados para ter vantagem econômica em determinado trabalho.
Todos os Associados são DONOS e tem como proposito desenvolver atividades produtivas a partir dos princípios cooperativistas e de valores humanos como também desenvolver outras práticas como o comércio justo e solidário. A empresa visa lucro e tem um ou mais donos majoritários definidos.
As cooperativas diferenciam-se das empresas, principalmente por possuírem fundamentos como o humanismo, a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a racionalidade. Dentro disso acredita-se que os seus envolvidos são motivados por valores éticos como honestidade, responsabilidade social e interesse no bem coletivo.
Ser uma cooperativa de artesãos implica em: 1 – Ter uma identidade e mesmos objetivos como por exemplo – Vender produtos confeccionados pelos artesãos. 2 – Trabalharem juntos de forma voluntária na coordenação de contribuição e serviços. ... Juntos poderão vender seus produtos e compartilhar os lucros dessas vendas.
A cooperativa de serviços e trabalho pode ser livremente organizada pela associação de trabalhadores, que voluntariamente e conscientemente resolvem constituí-la. O tomador poderá avaliar e gerenciar via gestor. A cooperativa negocia a remuneração dos cooperados.
A Sociedade Cooperativa é uma associação de pessoas que têm interesse em comum na prática de uma atividade econômica, mas sem fins lucrativos, constituída de forma organizada e democrática, contando com a participação livre de todos os cooperados, respeitando seus respectivos direitos e observando seus deveres com a ...
Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
As cooperativas de consumo buscam abastecer seus cooperados fazendo compras em comum, tornando o preço mais baixo e mantendo a qualidade dos produtos. No cooperativismo de consumo, a ideia principal é defender economicamente seus associados, que compram quotas de participação quando se inscrevem.
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros.
As cooperativas se distinguem das demais empresas por: