Interações ecológicas entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes também podem afetar o desempenho biológico dos organismos, como será visto no capítulo 26. Tudo o que afeta o desempenho biológico dos organismos, ou seja, condições, recursos e interações ecológicas, é considerado um fator limitante.
Dependendo da situação concreta, o fator limitante pode ser o espaço, a temperatura, a disponibilidade de abrigo, de água, de luz ou de um qualquer nutriente ou ainda a presença de tóxicos ou inibidores.
Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).
Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.
Devido ao uso intensivo, ao desmatamento e até mesmo às queimadas, o solo perde muito de sua capacidade de plantio....Como recuperar o solo com 4 práticas
c- Uma técnica de manejo que pode auxiliar a redução desse problema é o plantio Direto que é o cultivo de plantas agrícolas sob os restos vegetais do cultivo anterior, chamados de palha, evitando assim o revolvimento do solo.
Exemplos de técnicas agrícolas que podem conservar o solo e amenizar problemas relacionados à erosão são a análise do solo para posterior adubagem, o plantio em nível, a rotação de culturas, adubação verde, o plantio direto e a exploração de sinergias.
Vamos lá!