A blastulação é um evento do desenvolvimento embrionário caracterizado pela formação de uma cavidade, chamada blastocele, na mórula, que se torna blástula. A mórula é uma fase embrionária pluricelular e compacta. A blástula, fase que se segue à mórula, apresenta cavidade (blastocele).
Na fase de blástula, como é chamada agora, o blastocisto desenvolve a primeira cavidade embrionária, a blastocele. Um dos acontecimentos mais importantes dessa fase é a fixação do embrião no útero, um processo chamado de implantação embrionária, que marca de fato o início da gestação.
Estágio embrionário humano formado por 32 à 64 células, em torno do 5º dia após a fecundação. Apresenta a forma de uma esfera oca. A camada mais externa de células dessa esfera, chamada trofoblasto, dará origem aos tecidos extra-embrionários (placenta).
A última fase do desenvolvimento embrionário é a organogênese, onde ocorre a diferenciação dos tecidos e órgãos. O primeiro estágio dela é a neurulação, quando há formação do tubo neural, que se diferenciará no sistema nervoso central. Durante a neurulação, o embrião recebe o nome de nêurula.
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.
Existem quatro tipos principais de anexos embrionários: o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório. ... Ele delimita a chamada cavidade amniótica, a qual apresenta em seu interior o líquido amniótico. Este possui como principais funções proteger o embrião contra choques mecânicos e evitar a sua desidratação.
gastrulação, clivagem e organogênese, são fenômenos que acontecem após a fertilização. Qual é a sequência desses acontecimentos. williamdanielsf07 está aguardando sua ajuda.
O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células.