DEFINIÇÃO: “É a parte da Enfermagem que presta assistência ao paciente cirúrgico no períodos pré, trans e pós- operatórios, com o objetivo de prevenir complicações físicas e emocionais para reabilitação e recuperação.”
O centro cirúrgico deve estar localizado em uma área do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas, portanto distante de locais de grande circulação de pessoas, de ruído e de poeira.
Limpar sob as unhas com as cerdas da escova. Friccionar as mãos, observando os espaços interdigitais e o antebraço por, no mínimo, 3 a 5 minutos, mantendo as mãos acima dos cotovelos. Pressionar a escova impregnada de antisséptico contra a pele e espalhar por todas as partes.
Para que higienizar as mãos? Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
O ato de lavá-las é um dos principais meios de prevenção de infecções dentro de um ambiente hospitalar, pois as mãos constituem uma potencial via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, por serem elas o instrumento mais utilizado no seu cuidado.