Confiabilidade é a probabilidade que um sistema dê como resposta aquilo que se espera dele durante um determinado período de tempo e sobre certas condições.
Segundo a Norma ABNT NBR 5462/1994, a definição de manutenção preventiva é: “Toda manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”.
Manutenção é uma palavra de origem latina derivada de MANUS TENERE, que significa “ter em mãos”. Ou seja, manter o que se tem. Representa todas as atividades necessárias para que o equipamento possa permanecer de acordo com uma situação específica.
O PCM tem três pontos-chave que merecem a atenção dos gestores de manutenção. São eles: as pessoas, os processos e os ativos....Existem três fatores a serem considerados quando o assunto são as pessoas:
A manutenção, em geral, pode ser definida como os esforços feitos para manter a condição e o desempenho de uma máquina sempre como se tivesse acabado de ser fabricada. As empresas sabem como sua produtividade depende em parte de seus processos de manutenção industrial.
A Manutenção Autônoma dá autonomia para o operador inspecionar, identificar e solucionar pequenas falhas e anomalias em seu equipamento durante o processo de produção. Esse é o primeiro pilar do TPM – Total Productive Maintenance.
A manutenção serve para acelerar o tratamento ortodôntico A manutenção ortodôntica tem a principal função de ativar o aparelho. Quando colocado, os dentistas planejam os movimentos que a ferramenta precisa fazer. Mas, com o tempo, ele pode se soltar e fazer os movimentos sem tanta pressão nos dentes.
Manutenção Mecânica Os mecânicos trabalham no reparo, manutenção e troca de equipamentos. Estes profissionais devem possuir conhecimentos em processos mecânicos diversos, como processos de usinagem, lubrificação, montagem e processos de soldagem.
Os serviços manutenção mecânica industrial, como seu próprio nome sugere, é ofertado para as indústrias. De um modo geral, todas as indústrias necessitam de serviços manutenção mecânica industrial, devido a seu uso constante de máquinas e equipamentos para a produção de seus produtos.
Os filtros de combustível, óleo e ar devem fazer parte da manutenção preventiva. Quando eles estão muito desgastados ou sujos não conseguem evitar poeiras e resíduos, o que pode ser fatal para o motor.
Segundo a ABNT (NBR 5462/1994), manutenção é “o conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial. É um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor.
Tipos de manutenção: quais suas diferenças?
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção. Se levarmos em consideração um carro por exemplo, poderíamos dizer: Manutenção preventiva baseada no tempo: Trocar o óleo a cada 6 meses.
Totalmente contrária à manutenção corretiva, a manutenção preventiva visa evitar o aparecimento de qualquer tipo de falha, ou seja, prevenir as quebras. ... Nas últimas décadas, essa prática de manutenção ganhou espaço em todo o mundo, mostrando-se eficaz e garantindo a disponibilidade de máquinas e equipamentos.
A manutenção preventiva industrial visa evitar qualquer tipo de falha e quebras em suas máquinas. Sendo assim, ela não recupera o seu equipamento de alguma falha e sim, os previne para que não apresentem falhas e problemas durante a operação.
A manutenção preventiva é usada para minimizar as chances de falhas que levam a paralisação do trabalho e um custo alto com a troca de peças ou até do equipamento inteiro.
Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu
Enquanto a manutenção preventiva é responsável pela checagem periódica dos componentes das máquinas, a preditiva é usada para acompanhar parâmetros capazes de indicar a necessidade de ajustes e até a troca das peças. Isso ocorre mesmo que não esteja no planejamento da próxima manutenção preventiva.
Deve ser criada uma referência para cada parte do equipamento que será analisado com termografia infravermelha como parte de uma estratégia de manutenção preditiva. Em seguida, é medida sistematicamente a temperatura desta parte, determinando quaisquer desvios da temperatura da linha de base.
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. As técnicas mais utilizadas para manutenção preditiva são: Análise de vibração; ... Técnicas de análise não destrutivas.
A manutenção preditiva é fundamental para agilizar e otimizar o processo de produção, pois com base nos dados e indicadores oferecidos pelos sofisticados sistemas de monitoramento, as pequenas irregularidades que poderiam evoluir para grandes falhas são detectadas precocemente, e a correção pode ser feita imediatamente ...
FERRAMENTAS MAIS USADAS EM MANUTENÇÃO PREDITIVA
TPM: 5 pilares da Manutenção
O tipo de manutenção que avalia a tendência evolutiva de um defeito é a manutenção preditiva, também conhecida como manu- tenção baseada na condição. Com a utilização de técnicas de inspeção, é possível monitorar a evolução do estado do equipamento e atuar no momento mais adequado.
Alguns fatores contribuíram para o surgimento da TPM como: avanço na automação industrial, busca em termos de melhoria da qualidade, aumento da concorrência empresarial, dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos, entre muitos outros.