Entre essas danças típicas estão: siriri, caranguejo, catira, engenho de maromba, engenho Novo, cirandinha ou sarandi revirão, quadrilha, cururu, chupim, xote, polcas e chamamé, além de manifestações sobre lendas da região, festas religiosas, a brincadeira do “toro candil” e as fronteiriças, como a anderuay e a chovena ...
As danças típicas mato-grossense são: Siriri. Chorado. congo. rasqueado.
É Bem Mato Grosso | Confira o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho cantando com a Cia. Sinfônica | Globoplay.
Cururu e Siriri, música e dança, respectivamente, são manifestações culturais de Mato Grosso. ... Com forte ligação a religião, esclarece Irineu, “o nome Cururu veio da dificuldade da pronuncia da palavra 'cruz' pelos índios, e o Siriri veio da dança que o pássaro 'Sabia' faz em círculos, abanando as assas”.
1O siriri e o cururu são duas manifestações rotuladas como folclóricas e bastante difundidas em Mato Grosso, região Centro-Oeste do Brasil. Os participantes advêm de bairros populares ou comunidades rurais da região.
O cururu é um ritmo tocado somente por homens que se vestem elegantemente, com improvisações e repentes elaborados na hora. Alguns versos são feitos de improviso, outros já estão na memória do povo. Segundo contam os "mestres", no passado, os versos eram feitos, entre outras coisas, para conquistar mulheres.
A origem é indígena e, ao longo dos anos, o siriri e o cururu ficaram restritos às comunidades ribeirinhas. ... Os grupos se proliferaram e, hoje, participam do Festival de Siriri e Cururu, realizado em Cuiabá e que atrai grande número de visitantes.
Nas línguas tupis, o vocábulo cururu significa sapo ou sapo grande, o que explica uma dança cuja coreografia mimetiza o movimento do pulo do sapo. Assim como as múltiplas hipóteses para sua origem, as diferentes expressões do cururu apresentam especificidades de acordo com a área em que a dança se manifesta.
História. Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. Hoje, como outras tradições folclóricas, está deixando de ser passada para as novas gerações.
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
As chamadas danças urbanas são mais conhecidas pelo nome de danças de rua, esse estilo de dança teve suas origens a partir do dance studio. ... No ano de 1991 na cidade de Santos, foi criado o primeiro curso de dança de rua no Brasil, pelo bailarino Marcelo Cirino.
1929