As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua frequência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia.
São instáveis Um mar de instabilidade! Assim também são seus filhos: ora doces e amáveis, ora agitados, ciumentos, autoritários e inquietos. Ora apaixonados, depois irritáveis e vingativos. Apaixonantes, sedutores e carismáticos, mas também impacientes e inconstantes.
Os filhos de IANSÃ com XANGÔ tendem a ser traiçoeiros mas não admitem ser traídos. Procuram defender o que acham justo e não escutam a opinião nem conselhos de outrem. São agradáveis e corteses com quem estimam.
Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua "retirada estratégica".
Significado de Quizila substantivo feminino Antipatia, repulsão, natural e sem motivos, por algo ou alguém. Sentimento de aborrecimento, de impaciência ou de mal-estar.
Obá gosta de receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar. Ela gosta de viver na pororoKa, como não é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
Oração a Obá “Salve nossa amada e querida mãe Obá, Senhora Mãe da terra! Diante de vossa bondade e de vossa luz, nós vos reverenciamos, querida mãe. Pedimos senhora mãe que nos acumule de conhecimentos e nos torne irradiante, diante da vossa presença, do vosso amor e da vossa misericórdia.