Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
Isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa. Por exemplo: O cálcio apresenta-se de modo mais abundante como sendo 20Ca40, ou seja, ele possui 20 prótons e 20 nêutrons, totalizando 40 como número massa.
Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C). Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb).
-São chamados isótono, isóbaros e isótopos elementos que apresentam, respectivamente, igual número de: * nêutrons-massa-prótons. prótons- nêutrons-massa. prótons-elétrons-nêutrons.
Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo. Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
Os isóbaros (isobaria) são átomos de distintos elementos químicos os quais apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z).
-São chamados isótono, isóbaros e isótopos elementos que apresentam, respectivamente, igual número de: * nêutrons-massa-prótons. prótons- nêutrons-massa. prótons-elétrons-nêutrons.
Entendendo o 1º número como número atômico e o segundo como massa.Na letra A eles são isótopos(p de protons=Z número atômico),na letra B se você calcular os neutrôns ,eles são iguais ,portanto são isótonos(N de neutrons na palavra),e na letra C possuem a mesma massa ,sendo isóbaros(isóbAros,A é o símbolo para a massa ...