Qual A Chance De Engravidar Na Fase Lutea?

Qual a chance de engravidar na fase lutea

Cada etapa do ciclo menstrual é muito importante para o organismo da mulher. A fase lútea é aquela que acontece logo antes da chegada da menstruação e tem a ver com a preparação do útero para uma possível gravidez. Por conta das alterações hormonais, é nesse período que surge a famosa TPM. Conheça mais sobre essa etapa.

O teste de gravidez deve ser feito após a fase lútea. Todavia, como nem todas as mulheres sabem exatamente de quantos dias é a sua, recomenda-se que o teste aconteça após cinco dias do atraso menstrual.

Deixe seu comentário

Já outras preferem juntar a lútea e a secretora. Independente da literatura que você encontrar, o mais importante é compreender a funcionalidade desta fase. 

Como estas fases da mulher influenciam muito na produção de hormônios, cada uma possui um efeito significativo no psicológico, podendo afetar o humor e a saúde mental durante os picos de produção hormonal. Continue lendo o artigo e entenda a importância e a funcionalidade da fase lútea!

A fase lútea e o psicológico da mulher

A fase lútea e o psicológico da mulher

Se um óvulo é fecundado, a progesterona do corpo lúteo dá suporte para uma gravidez. Essa alteração hormonal é chamada de TPM (Tensão Pré-Menstrual), pois inúmeros sintomas físicos e emocionais começam a surgir no período que antecede a menstruação.

O corpo lúteo (glândula endócrina produzida a partir do folículo liberado pelo óvulo) durante a fase lútea produz progesterona, um hormônio que serve precisamente para que possa acomodar (se ocorrer fecundação) o possível embrião do futuro feto. Dessa forma, se o óvulo foi fecundado, o ambiente estará pronto para “segurar” o embrião no início da gravidez.

O corpo lúteo na gravidez

Se constatada uma fase lútea menor do que a desejada, há formas de ajudar a prolongar este período. Nesse sentido, o uso de medicamentos à base de progesterona sintética pode fazer toda a diferença, e geralmente traz bons resultados.  

A fase lútea é a última etapa do ciclo menstrual da mulher, a qual detém uma responsabilidade significativa: manter a gravidez. No entanto, poucas mulheres conhecem a sua função ou como a saúde mental é afetada neste período. 

Mulheres que possuem uma fase lútea menor, com menos de 11 dias, não conseguem produzir a quantidade necessária de progesterona. Assim, correm o risco de não conseguirem engravidar com facilidade. Neste caso, o tempo de viagem do embrião, saindo das trompas em direção ao útero, é encurtado e ele não consegue se fixar a tempo. 

Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!

Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!

Como os sintomas são diversos e se manifestam de forma distinta em cada mulher, é um tanto complicado falar sobre uma experiência universal. No entanto, com tanta coisa acontecendo interiormente, não é incomum a saúde mental das mulheres serem afetadas de maneira negativa

Entretanto, se a duração do período for diferente do ideal, as mulheres devem ficar atentas, pois a possibilidade de gravidez pode diminuir. Saiba mais o que pode ocorrer na fase lútea curta e longa:

Ensino

Em caso de crise, ligue para 141 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Assim, fazer o teste cedo demais pode dar um resultado falso-negativo, já que o  hCG pode não estar ainda em níveis detectáveis  no corpo. Nesse sentido, a indicação vale principalmente para as mulheres que têm o período mais longo do que a média. 

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

Qual a chance de engravidar na fase lútea?

A fase lútea é considerada curta se durar menos de 10 dias. No caso do chamado déficit da fase lútea, os níveis de progesterona são insuficientes para manter o revestimento endometrial normal, o que garantiria a implantação do embrião. E é por isso que, segundo alguns estudos, esse déficit pode ser uma causa de infertilidade.

Os espermatozoides podem sobreviver e fecundar o óvulo por até quatro dias, já o óvulo tem uma sobrevivência máxima de 24 horas, então podemos concluir que temos quatro a cinco dias férteis por mês.

Conteúdo

Além disso, é fundamental esclarecer que a fase lútea desenvolve-se de dois modos diferentes: em função de o óvulo ter sido fecundado ou não. Veja abaixo o que acontece em cada situação: 

O folículo liberado evolui e se transforma em um corpo lúteo que preside à função de produção da progesterona, o hormônio que tem a função de preparar o endométrio para a implantação do óvulo fecundado.

Como saber a duração da fase lútea?

A fase lútea sempre dura 14 dias, enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher. Por isso que é possível contar o período fértil como sendo 14 dias antes da menstruação. Para fazer o cálculo do período fértil irregular é necessário saber o tempo de duração dos últimos três ciclos menstruais.

Quando tem mais chances de engravidar?

A maior probabilidade de engravidar atinge-se com relações sexuais imediatamente antes da ovulação, ou seja, um a dois dias antes de ovular. Isto porque os espermatozoides conseguem sobreviver até vários dias no sistema reprodutivo feminino sem fecundação.

Quantos dias dura a fase folicular?

A concentração de estrogênio que está aumentando também começa a preparar o útero e estimula o surto de hormônio luteinizante. Em média, a fase folicular dura aproximadamente 13 ou 14 dias. Das três fases, essa fase é a que mais varia em duração.

Como saber quanto tempo dura o seu ciclo?

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e normalmente se apresenta como sangramento vermelho vivo, de intensidade variável. É contado pelo número de dias e, embora a definição do ciclo “normal” seja de 28 dias, são considerados normais os ciclos com duração de 21 até 35 dias.

Como saber se a menstruação está atrasada com ciclo irregular?

Um ciclo menstrual irregular, tem como característica muita oscilação, ou seja, ele tem uma diferença de dias considerável de um para o outro. Ciclos com variação de 2, 3 até 7 dias não é considerado um ciclo irregular grave, apenas pode haver algum atraso na ovulação ou alterações na fase lútea (pós ovulação).

Como saber se estou no período fértil com a menstruação desregulada?

No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

É possível engravidar com menstruação irregular?

O ciclo menstrual irregular não é sinônimo de infertilidade. A mulher pode ter mais dificuldade em engravidar por causa disso, porém não significa que ela é infértil. Nos casos em que a irregularidade é causada pela anovulação, a mulher deve consultar um médico para analisar as possibilidades de tratamento.

Como saber se eu óvulo ou não?

Como saber se eu estou ovulando?

  • Sinais da ovulação:
  • Leve dor na zona ovariana: Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. ...
  • Abundância de muco vaginal: ...
  • Mais sensibilidade nos peitos: ...
  • A temperatura corporal aumenta: ...
  • Maior desejo sexual e mais energia em geral:

É possível engravidar no dia da ovulação?

Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.

Pode ter relação no dia da ovulação?

Para engravidar, você precisa ter relações sexuais nos dias anteriores e no dia da sua ovulação. O dia anterior à ovulação e o dia da ovulação em si são os seus dois dias mais férteis.

Quantos dias depois da Ovulacao posso ter relação?

Se você considera período fértil apenas o momento em que o óvulo encontra-se viável, ou seja, dentro das 24 horas que se seguem após a ovulação, sim, é possível engravidar tendo relações fora do período fértil.

Quantas vezes deve ter relações sexuais no período fértil?

Há um consenso de que ter de três a quatro relações sexuais no período fértil da mulher, durante a ovulação, é a quantia adequada para aumentar as chances de ocorrer a concepção, já que o espermatozoide sobrevive de 48 a 72 horas no ambiente uterino.

Quantas vezes devo ter relação no período fértil?

Errar na contagem do período fértil A melhor data é a partir do 10º dia do ciclo, se estendendo até o 20º dia. Se o ciclo menstrual for muito irregular, o ideal é ter relações sexuais no mínimo 3 vezes por semana, em dias alternados.

Qual o melhor dia para ter relação no período fértil?

O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.