Substantivos Uniformes são aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em: Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos.
Denominam-se substantivos epicenos os nomes de animais que só têm uma forma (masculina ou feminina, não interessa – trata-se apenas de género gramatical) para designar um e outro sexo. Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos.
O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.
nos substantivos sobrecomuns não há marca de distinção de gênero; nos substantivos comuns de dois gêneros a distinção de gênero é feita através de artigos (o, a, um, uma) e outros determinantes (aquele, esta, meu,…).
Pessoa que presenciou ou ouviu algum facto ou dito e que dele pode dar pormenores. 2. Pessoa que dá testemunho em justiça.
Testemunha ocular , Jur : testemunha que depõe sobre fato(s) que ela própria presenciou; testemunha de vista.