Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação. É usado para assinalar uma pequena pausa numa frase que não está concluída. Apesar disso, há casos em que se justifica o uso da letra maiúscula.
O sinal de dois pontos possui a função de marcar, dentro de uma construção textual, uma breve pausa no discurso. ... Apesar de não ser o foco, é necessário citar que os dois pontos também possuem uma função na linguagem matemática. Tal sinal representa a operação da divisão.
Ponto e Vírgula e Dois Pontos No entanto, eles apresentam diferenças. Enquanto os dois pontos marcam uma pausa no discurso apresentando uma explicação, exemplificação, síntese, enumeração e os discursos diretos, o ponto e vírgula marca uma pausa maior, sendo usado para separar orações e elementos numa oração.
O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.
O diálogo possui diversos fins, porém, o principal é estabelecer uma comunicação com outra pessoa, onde conversa-se sobre um determinado assunto. Esse ato de dialogar com outra pessoa mostra-se cada vez mais importante, já que ele pode ajudar a solucionar problemas e criar um vinculo com outro ser.
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
Diálogo: do grego - dia (=através); logos (=palavra). Para o filósofo Sócrates, o diálogo era a ferramenta da maiêutica (seu método de filosofar, também entendido como pergunta e resposta). Em outras palavras, chegar ao verdadeiro conhecimento por meio da palavra.